Alistamento Militar Uberlândia 2020: Online Acompanhar, situação e feminino

Ao completar 18 anos em 2020, os jovens do sexo masculino se veem na obrigatoriedade do Alistamento Militar. Para você que mora em Uberlândia, o processo é o mesmo, devendo conhecer onde, como e quando se inscrever e não deixar passar essa ordem do Governo Federal.

O Alistamento Militar Uberlândia 2020 pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja trilhar uma carreira militar. Fique atento agora sobre como funciona tal inscrição e todas as etapas que você deve cumprir!

Como Funciona o alistamento?

O Alistamento Militar em Uberlândia para 2020 tem um prazo muito específico: inicia-se a partir do primeiro dia útil do mês de janeiro e termina o último dia útil do mês de junho.

Dentro desse prazo de seis meses, todo jovem do sexo masculino precisa se alistar e aguardar a chamada ou dispensa de sua presença no Exército, na Marinha ou Aeronáutica.

O processo do Alistamento Militar Uberlândia 2020 é bem simples: basta acessar pela internet o site oficial desse tema e preencher o formulário solicitado.

Inscrição para o Alistamento Militar Uberlândia 2020

Para iniciar seu processo de inscrição para o Alistamento Militar de 2020 para a cidade de Uberlândia, é necessário acessar o site oficial do Alistamento Militar.

Siga os passos para fazer tudo corretamente:

  1. Acesse: https://www.alistamento.eb.mil.br/,
  2. Na página inicial, você deverá clicar onde está escrito “Quero me alistar”,
  3. A seguir, selecione qual das cinco opções mais combina com seu perfil.

Perceba que são casos que exigem um pouco de atenção por parte do pessoal que irá analisar sua condição (algumas são possíveis de dispensa automática).

Caso você esteja saudável e sem qualquer problema físico ou mental, clique em “Alistamento Militar” entre essas opções.

  1. Logo, preencha os três campos solicitados – o CPF, a data de nascimento e o nome da mãe,
  2. Clique em “Login” para confirmar seus dados e finalizar sua inscrição no Alistamento Militar 2020 Uberlândia.

Fique de olho no site e no seu cadastro para receber a dispensa ou aprovação de sua vaga no Alistamento Militar. A seleção é feita entre os meses de julho e outubro!

Requisitos

O requisito máximo do Alistamento Militar para 2020 em Uberlândia é a idade de 18 anos completados no ano a ocorrer a inscrição.

Além disso, é importante ser brasileiro ou naturalizado (sendo necessário apresentar certidão de naturalização ou termo de opção).

Documentos

Em situações onde há a perda do prazo de Alistamento Militar ou mesmo para jovens que não possuem acesso à internet, o processo de inscrição acontece presencialmente em uma Junta de Serviço Militar.

Para se alistar de forma presencial, é essencial apresentar os seguintes documentos:

 

  • Certidão de nascimento ou casamento,
  • Carteira de identidade (RG) ou outro documento com foto, como a carteira de trabalho, passaporte ou carteira profissional,
  • Certidão de naturalização ou termo de opção,
  • Certificado de alistamento militar (em casos onde você já se alistou fora do país),
  • Foto recente 3×4,
  • Comprovante de residência.

Quando há a perda do prazo de inscrição (dos seis meses estipulados e obrigatórios), o jovem deverá pagar a multa militar para realizar o alistamento.

Datas e locais em Uberlândia

Além do período de inscrição que você já conhece – de janeiro a junho de 2020 –, descubra onde se localiza a Junta de Serviço Militar de Uberlândia.

Se dirija à Avenida Cipriano Del Fávero, número 760 – no centro da cidade mineira. O horário de funcionamento começa às 7 horas da manhã.

Situação do alistamento – Como consultar?

É fundamental que você faça a conferência de sua situação do Alistamento Militar depois do período de inscrição finalizar, muito embora as avaliações comecem apenas no mês de julho e vai até outubro.

Os aprovados são selecionados para a segunda fase, onde os selecionados serão submetidos a uma série de avaliações físicas e psicológicas para verificar suas aptidões.

Para checar sua situação, acesse a página oficial novamente do Alistamento Militar.

Ao invés de clicar em “Quero me alistar”, vá em “Já me alistei”. Digite as informações que você cadastrou (CPF, data de nascimento e nome da mãe) e pronto!

Alistamento feminino

As mulheres que têm interesse no serviço militar podem ingressar de maneira voluntária como militar de carreira ou temporário.

Embora o sexo feminino tenha a isenção do Alistamento Militar obrigatório, muitas desejam participar dessa área como voluntárias, respeitando os critérios de cada Força Armada.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content