Alistamento Militar Serra 2020 – Online Acompanhar, situação e feminino

O alistamento militar Serra 2020 é obrigatório para todos os jovens nascidos em 2002. O serviço militar é obrigatório apenas para homens, mas as mulheres que desejam servir ao seu país também podem realizar o alistamento.

Há várias questões a respeito do alistamento militar. Aqui neste artigo você saberá como e onde fazer. Descubra também como funciona o alistamento militar feminino:

Como funciona o alistamento militar Serra 2020

Todo homem que completa 18 anos deve se alistar no exército, marinha ou aeronáutica. O alistamento militar deve ser feito pelo jovem no ano que atinge a maioridade. Ou seja, em 2020 deve-se alistar todos aqueles que nasceram entre os dias 01/01/2002 até 31/12/2001.

Há duas formas de fazer o alistamento: ir até a base da junta militar de sua cidade ou através da internet. Seja qual for a maneira escolhida, saiba que é importante realizar a inscrição dentro do prazo estipulado.

Além do serviço militar obrigatório, os jovens também pode seguir carreira militar ou servir como temporário. Nessas modalidades a maneira de ingresso é a mesma para as mulheres. Aliás, as mulheres que querem servir ao seu país devem servir como temporário, carreira  ou voluntário.

Como se inscrever

Há duas formas de se inscrever para o alistamento militar Serra 2020. A primeira delas é dirigindo-se até a Junta de Serviço Militar de Serra (ES), que fica na rua Domingos Martins, 130 – Serra Centro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. O telefone de contato é (27) 3251-7593.

Leve consigo seus documentos pessoais, como RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço e 2x fotos 3×4.

Outra possibilidade, bem mais prática é realizar o alistamento militar online. Para isso basta acessar o site https://www.alistamento.eb.mil.br/ e clicar em “Quero me alistar”. Em seguida, clique na opção que mais se encaixa com você e prossiga fornecendo os dados solicitados.

Como acompanhar a inscrição

Apesar do alistamento militar 2020 ser obrigatório, nem todos os jovens são convocados para servir. Portanto, é necessário acompanhar sua inscrição para saber se você foi convocado ou dispensado do serviço militar.

Para isso, acesse o mesmo site onde fez a inscrição e clique em “Já me alistei”. Faça login informando seu CPF, data de nascimento e nome da mãe. Feito isso, aparecerá em sua tela a situação do seu alistamento militar.

Período de inscrição para o alistamento militar 2020

Todos os homens nascidos em 2002 devem se alistar entre os meses de janeiro e junho de 2020, independente do dia de nascimento. Dentro desse período o alistamento pode ser feito online ou na Junta de Serviço Militar. Caso perca o prazo, o alistamento deve ser feito obrigatoriamente na Junta Militar.

Alistamento militar feminino: como funciona?

O alistamento militar feminino acontece em caráter voluntário. As mulheres podem servir de maneira temporária, como militar de carreira ou ainda voluntária.

Quem deseja servir como temporário, precisará realizar os processos seletivos. Para isso, atente-se as publicações aqui: http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-temporario.

Para seguir carreira de militar será preciso prestar concurso para uma das escolas militares, sendo elas:

É possível também se voluntariar na Junta de Serviço Militar, servindo em igualdade aos jovens do Serviço Militar Obrigatório. Neste caso, o período é de 12 meses, podendo ser aumentado se for do desejo e necessidade de ambas partes.

Não me aliste, e agora?

O alistamento militar é obrigatório e, portanto, caso o jovem não o faça dentro do prazo terá que enfrentar algumas consequências. Sem o comprovante de alistamento militar ou o documento de dispensa, o jovem não poderá assumir um emprego registrado, participar de concurso, realizar a matrícula em escolas ou curso superior entre outros.

Além de todas essas consequências, será necessário pagar uma multa para regularizar a situação. É multa é calculado por dia, então o quanto antes regularizar, melhor. Caso você perca o prazo, procure a junta militar mais próxima com todos os documentos em mãos para resolver essa situação.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content