NPOR 2021 – O que é, Requisitos, Processo Seletivo, Inscrição

O NPOR 2021 é uma das alternativas para quem deseja seguir carreira militar.

Não sabe do que se trata? Então, confira o que é NPOR e como ele pode lhe ajudar a realizar o sonho de ser militar em 2021.

O que é o NPOR?

O NPOR é Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, um órgão militar dedicado ao ensino e formação de oficiais que integrarão o quadro da reserva do Exército do Brasil.

O que é o NPOR?

Ao ingressar no NPOR, os candidatos são treinados para o combate e ficam no aguardo até que sejam chamados para integrar oficialmente e de forma ativa o Exército Brasileiro.

Para entrar no órgão, se formar e integrar o quadro de reservistas é preciso estar em processo de alistamento militar, ser aprovado em uma seleção e cumprir pré-requisitos básicos estabelecidos pelo Exército em edital específico.

Quem tem direito?

Quem tem direito NPOR?

Candidatos com perfis específicos têm direito à inscrição no NPOR para a tentativa de uma vaga. Veja, a seguir, quem pode participar do processo seletivo e os pré-requisitos a serem cumpridos:

  • Ser brasileiro do sexo masculino,
  • Ter grau de escolaridade igual ou superior a terceira série do ensino médio, preferencialmente estar matriculado no ensino superior, independente do curso,
  • Ser solteiro,
  • Estar em processo de alistamento militar,
  • Ter, no mínimo, 18 anos de idade completos em 2021.

Como é o processo seletivo para NPOR 2021?

Como é o processo seletivo para NPOR 2021?

Se o candidato cumprir todos os pré-requisitos básicos e quiser participar da seleção para o NPOR, ele será encaminhado para uma etapa de provas escritas, para testar seus conhecimentos em matérias do ensino médio.

São feitas duas avaliações no total, envolvendo uma prova de redação (o tema é divulgado somente durante o exame) e outra com questões objetivas sobre geografia, história, matemática e português.

Caso seja aprovado, ainda há as etapas de inspeção de saúde e exame de aptidão física, que envolve a realização de exercícios, como flexão de braço em barra horizontal física, abdominal supra, salto em altura e corrida de 12 minutos.

Assim que aprovado em todo o processo seletivo, o candidato é encaminhado para o NPOR para treinamento para se tornar Aspirante-a-Oficial da Reserva da Segunda Classe.

Ser aprovado garante a vaga no Exército?

Ser aprovado garante a vaga no Exército?

Um erro muito comum que os candidatos ao NPOR têm é em acreditar que ser aprovado no processo seletivo garante automaticamente a vaga como Aspirante-a-Oficial da Reserva da Segunda Classe.

Na realidade, o que acontece é um treinamento de formação militar. Durante esse período, o aluno é avaliado em diferentes etapas e somente aqueles que atingirem o melhor aproveitamento receberão o título e entrarão para o quadro de reserva.

Portanto, além de se dedicar a passar na etapa inicial do processo seletivo, também é preciso demonstrar e atingir excelente desempenho no curso e nas avaliações internas.

Como concorrer ao NPOR?

Como concorrer ao NPOR?

Só há uma forma de concorrer a uma vaga no NPOR: realizando o alistamento militar obrigatório. O candidato deve registrar seu interesse em ser aluno do órgão e depois será encaminhado para o processo seletivo, desde que cumpra os pré-requisitos básicos.

Porém, como realizar o alistamento militar? Primeiro, saiba que só será possível efetuá-lo se tiver ou fizer 18 anos de idade no ano vigente. Se cumprir esse requisito, é possível se alistar pessoalmente ou online, como indicado a seguir:

Alistamento militar presencial

Alistamento militar presencial

Deve ser feito na Junta de Serviço Militar de sua cidade.

O endereço exato do órgão pode ser verificado no site da prefeitura, que é a organização responsável pela Junta.

Compareça ao local portando documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência.

Alistamento militar online

O alistamento militar online é mais prático de ser realizado. Abaixo, apresentamos um passo a passo para lhe ajudar a efetuá-lo corretamente. Confira:

  1. Acesse site oficial de alistamento,
  2. Clique em “quero me alistar”.Alistamento militar online
  3. Selecione a alternativa que mais se adequa ao seu perfil no momento.
    Alistamento militar online
  4. Informe o número de seu CPF, data de nascimento e nome completo de sua mãe.
    Alistamento militar online
  5. Preencha o formulário de alistamento militar,
  6. Conclua o processo.

Salve ou imprima o certificado de alistamento militar online.

No dia de entrevista do serviço militar obrigatório, basta informar que tem interesse em ingressar no NPOR. O candidato será avaliado e enviado para o processo seletivo realizado todo ano, geralmente entre os meses de janeiro e fevereiro.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content