Alistamento Militar 2021 – Guia Completo para Fazer sua Inscrição

No Brasil, o serviço militar é obrigatório e isso faz com que muitos jovens do sexo masculino se preocupem com o período de Alistamento Militar 2021 e do processo em si. Na realidade, o Alistamento Militar 2021 não é algo complicado e não exige muito, mas é necessário ficar de olho em todos os detalhes.

Aqui, você confere um Guia Completo sobre o Alistamento Militar 2021 para se programar!

Quem deve fazer o Alistamento Militar 2021?

Quem deve se alistar em 2021?

O Alistamento Militar 2021 é obrigatório para todos os jovens que completam 18 anos em 2021, isto é, todos aqueles que nasceram em 2003.

Embora o foco seja o sexo masculino, mulheres interessadas em prestar o serviço militar podem se alistar de maneira voluntária ou com o intuito de seguir carreira – veja aqui como funciona nesse caso.

Onde fazer Alistamento Militar 2021?

O Alistamento Militar 2021 envolve as três Forças Armadas: Aeronáutica, Exército e Marinha.

onde se alistar 2021

Por meio da Comissão de Seleção, o convocado pode expressar sua vontade por qual opção de Força Armada deseja servir, mas isso não significa que o seu desejo será atendido, pois a designação a uma das Forças irá depender de aptidões pessoas e de critérios estabelecidos pela Marinha, Exército e Aeronáutica com o intuito de preencher seus efetivos.

O Alistamento Militar 2021 se inicia em janeiro e vai até o final de junho de 2021. Você tem exatos seis meses para fazer sua inscrição e quitar com essa obrigatoriedade!

Quem perder esse prazo ou resolver não se alistar irá pagar uma multa e sofrerá com outras penalidades que afetarão a vida como cidadão brasileiro, como, por exemplo, não ser mais capaz de:

  • Participar de concursos públicos,
  • Matricular-se no ensino superior – seja privado, seja público,
  • Obter ou renovar o passaporte,
  • Emitir a carteira de trabalho.

Esses são apenas alguns exemplos. Por isso, respeite o período de Alistamento e faça sua parte!

Como fazer o Alistamento Militar 2021?

O Alistamento Militar 2021 tem suas inscrições liberadas de duas formas: online ou diretamente na Junta Militar de seu município.

Se você faz questão de se inscrever pessoalmente, basta você ir até a Junta Militar mais próxima com seus documentos pessoais, certidão de nascimento e comprovante de residência.

No entanto, você pode poupar tempo e seguir para o modo online:

1- Acesse o site oficial do Alistamento Militar 2021 e clique na opção “Quero me alistar”.Como fazer o Alistamento Militar 2021?

2- Na nova tela, selecione a opção em que você se encaixa.

3- Repare que existem algumas opções, como a de “Arrimo”, onde designa que você é a única pessoa responsável pelo sustento da família.

4- De toda forma, para prosseguir com o processo de alistamento, você precisa clicar em “Alistamento Militar”.Como fazer o Alistamento Militar 2021?

5- Após, você precisa preencher o seu CPF, data de nascimento e o nome de sua mãe, clicar em “Login” para seguir ao formulário.

Insira os dados que serão solicitados e finalize para confirmar sua inscrição.

Documentos necessários para Alistamento Militar 2021

Em casos de inscrição presencial ou mesmo em ausência de CPF, todo candidato deve se dirigir à Junta Militar com alguns documentos importantes:

  • Certidão de nascimento, prova de naturalização ou certidão de termo de opção (em casos de brasileiros naturalizados ou por opção),
  • Comprovante de residência ou declaração assinada,
  • Documento oficial com fotografia (carteira de identidade, carteira profissional, carteira de trabalho, passaporte ou outro documento público).

O processo de seleção feito pelo Alistamento Militar 2021 é amplo e democrático, levando em consideração dois fatores: a combinação de vigor físico dos candidatos com a capacidade analítica e a representação das classes sociais e regiões do país.

A seleção leva em conta os aspectos morais, culturais e psicológicos para a definição de quem é aprovado ou não, além da designação para qual Força Armada irá.

Dispensa do Alistamento Militar 2021

A dispensa do Alistamento Militar 2021 significa que você não precisará passar pelo serviço militar.

dispensa alistamento militar

Mesmo assim, você precisa se dirigir até a Junta Militar com documento oficial com fotografia e comprovante de residência para dar fim ao processo e participar da cerimônia cívica de Juramento à Bandeira.

Ali, você recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Geralmente, muitos jovens são dispensados antes da seleção por excesso de contingente, isto é, houve uma quantidade de alistados bem maior do que as vagas abertas.

Também, a causa pode ser a residência em município não tributário – que não colabora para o Serviço Militar inicial por questões de localização ou quantidade de habitantes.

Aprovação no Alistamento Militar 2021

Agora você vai servir o quartel da Marinha, Exército ou da Aeronáutica por um período determinado, conforme o que está estabelecido no Brasil.

Prestar serviço militar é considerado como um compromisso não somente para com o país, mas também para com a população.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content