Alistamento Militar Feira de Santana 2020: Online Acompanhar, situação e feminino

O alistamento militar é obrigatório para todos os homens quando completam 18 anos, podendo escolher entre três opções de forças armadas: exercito marinha e aeronáutica. Geralmente a maior parte dos homens é dispensada, pegando o certificado de reservista como comprovante.

Para as mulheres o serviço é opcional, mas muitas mulheres escolhem servir e procuram uma cidade grande para se alistar e ser convocada para as forças armadas.

Como o alistamento é obrigatório para homens, existe um prazo para que se aliste que vai do primeiro dia útil do mês de janeiro até 30 de junho de 2020, e caso não se apresente a junta militar terá que pagar multa e outras penalizações fora do prazo.

Como fazer o alistamento

Hoje já é possível em algumas cidades, realizar o processo de alistamento online. Veja aqui os passos que deve seguir:

  1. Acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br;
  2. Clique em “quero me alistar”;
  3. Preencha o formulário de cadastro com todas as informações como nome, completo, endereço CPF, nome da mãe;
  4. Escolha a data e hora do seu agendamento e marque o local de comparecimento e o numero do protocolo, depois confira atentamente para ver se está tudo ok e clique em continuar
  5. Em seguida, deverá ir até o quartel na data e hora marcado, levando todos os documentos necessários. Lembre-se de chegar com antecedência.

Documentos necessários para inscrição militar

  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Carteira de identidade
  • Certificado de naturalização ou termo de opção
  • Certificado de alistamento militar, caso já tenha se alistado fora do país,
    ou na marinha, por exemplo.
  • Uma foto 3×4 recente, colorida ou não (fundo branco ou azul).
  • Comprovante de residência

Seleção geral 

Entre os meses de julho e outubro, é feita a seleção, onde alguns jovens já são automaticamente liberados e outros são selecionados para uma segunda fase. Nessa segunda fase, os selecionados são submetidos a uma série de avaliações psicológicas e físicas para verificar se estão aptos.

Incorporação

É quando ocorre a inclusão do jovem em uma Organização Militar das Forças Armadas. Os primeiros dias destinam-se a adaptação do recruta com a rotina e as práticas comuns ao ambiente militar.

Nesse período, o jovem inicia a prática orientada de atividades físicas, adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo; habitua-se aos horários rígidos e começa a desenvolver grande noção de empatia, o que é essencial ao trabalho em equipe, dentro dos quartéis.

No decorrer do ano, continuam as atividades correspondentes a cada Força na prestação do Serviço Militar.

O que te dá direito à dispensa militar

A Dispensa Militar pode ocorrer nos seguintes casos:

 

  • Excesso de contingência: Pelo fato de o Alistamento Militar ser obrigatório em todo o país, a corporação acaba recebendo muito mais inscrições do que a corporação suporta. Então algumas pessoas já são liberadas automaticamente.
  • Arrimo:Se você for o único responsável pelo sustento de sua família é possível pedir a liberação, porém você deve comprovar essa situação com documentos. Sendo eles: Comprovante de Renda, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento dos filhos, etc.
  • Problemas de saúde: Em caso de problemas crônicos de saúde ou deficiência física/mental o cidadão também pode ser dispensado.
  • Estudantes: Se você comprovar que passou em alguma faculdade e deseja seguir uma carreira profissional diferente, a Junta Militar pode analisar o seu caso e solicitar a dispensa.

Após a sua dispensa, é necessário voltar à Junta Militar de Feira de Santana na data agendada para participar da cerimônia cívica de Juramento à Bandeira e receber seu Certificado de Dispensa de Incorporação.

O que acontece se eu não me alistar?

Quem perder o prazo de alistamento e não comparecer a Junta Militar, além de ter que pagar uma multa não poderá realizar uma muitas atividades como cidadão, sendo algumas delas:

 

  • Obtenção de passaporte ou prorrogação de sua validade;
  • Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
  • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
  • Prestar vestibular ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  • Obter carteira de trabalho, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
  • Exercer, a qualquer função, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Além da profissão, é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content