O alistamento militar é obrigatório para todos os homens quando completam 18 anos, podendo escolher entre três opções de forças armadas: exercito marinha e aeronáutica. Geralmente a maior parte dos homens é dispensada, pegando o certificado de reservista como comprovante.
Para as mulheres o serviço é opcional, mas muitas mulheres escolhem servir e procuram uma cidade grande para se alistar e ser convocada para as forças armadas.
Como o alistamento é obrigatório para homens, existe um prazo para que se aliste que vai do primeiro dia útil do mês de janeiro até 30 de junho de 2020, e caso não se apresente a junta militar terá que pagar multa e outras penalizações fora do prazo.
Hoje já é possível em algumas cidades, realizar o processo de alistamento online. Veja aqui os passos que deve seguir:
Entre os meses de julho e outubro, é feita a seleção, onde alguns jovens já são automaticamente liberados e outros são selecionados para uma segunda fase. Nessa segunda fase, os selecionados são submetidos a uma série de avaliações psicológicas e físicas para verificar se estão aptos.
É quando ocorre a inclusão do jovem em uma Organização Militar das Forças Armadas. Os primeiros dias destinam-se a adaptação do recruta com a rotina e as práticas comuns ao ambiente militar.
Nesse período, o jovem inicia a prática orientada de atividades físicas, adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo; habitua-se aos horários rígidos e começa a desenvolver grande noção de empatia, o que é essencial ao trabalho em equipe, dentro dos quartéis.
No decorrer do ano, continuam as atividades correspondentes a cada Força na prestação do Serviço Militar.
A Dispensa Militar pode ocorrer nos seguintes casos:
Após a sua dispensa, é necessário voltar à Junta Militar de Feira de Santana na data agendada para participar da cerimônia cívica de Juramento à Bandeira e receber seu Certificado de Dispensa de Incorporação.
Quem perder o prazo de alistamento e não comparecer a Junta Militar, além de ter que pagar uma multa não poderá realizar uma muitas atividades como cidadão, sendo algumas delas:
Fotógrafo, ator e comunicador. Além da profissão, é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário