Documentos para Alistamento Militar 2021 – Lista Completa

O serviço militar é um período muito bem conhecido pelos brasileiros, não é mesmo? Principalmente pelos jovens do sexo masculino. Isso porque esse é um momento de treinamento em uma organização militar de uma das Forças Armadas do país.

Com o objetivo de defender a Pátria, comprometendo-se com a segurança de seu país e de seu povo, o alistamento militar ocorre anualmente de maneira obrigatória.

Entenda mais sobre um detalhe importante: a Lista completa de documentos para o Alistamento Militar 2021 e mais informações a seguir!

O que é alistamento militar 2021?

O que é alistamento militar 2021?

O alistamento militar 2021 visa convocar os brasileiros que completam 18 anos para que realizem a inscrição e concorram à seleção no quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica.

O processo do Alistamento militar como um todo é bem simples e rápido, não exigindo muito do candidato.

Para se alistar, o jovem precisa acessar o site oficial de alistamento ou ir até uma Junta de Serviço Militar mais próxima de onde mora.

Documentos para Alistamento Militar 2021

Documentos para Alistamento Militar 2021

A ideia do Alistamento militar 2021 pelo site é proporcionar rapidez ao processo, sem que o candidato saia de casa. Por isso, para este passo, não são necessários muitos documentos, mas sim apenas um: o CPF.

O CPF será usado para validar seus dados pessoais.

Por outro lado, caso você não possua CPF, se deslocar até uma Junta de Serviço Militar é a opção, mas com alguns documentos importantes em mãos:

  • Certidão de nascimento ou no caso de brasileiros naturalizados ou por opção, deve-se apresentar a prova de naturalização ou certidão do termo de opção,
  • Comprovante de residência ou declaração assinada,
  • Documento oficial com fotografia, como da carteira de identidade ou carteira de trabalho, por exemplo.

Se você perder o prazo para o alistamento, não se preocupe. Compareça à Junta de Serviço Militar mais próximo da sua residência, pois você precisará pagar a multa militar por estar fora do período. Depois, é só realizar seu alistamento tranquilamente.

Consequências do não alistamento militar

alistamento militar 2021 o que é

Além dessa multa, quem não se alista no prazo se encontra em débito com o Serviço Militar, não podendo:

  • Obter passaporte ou renová-lo,
  • Ingressar como funcionário, associado ou empregado em instituições oficiais, oficializadas ou subvencionadas,
  • Assinar contrato com o Governo (de qualquer esfera),
  • Prestar exame ou se matricular em algum estabelecimento de ensino,
  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, além de matrícula ou inscrição para exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão,
  • Se inscrever em concurso para provimento de cargo público,
  • Exercer qualquer função ou cargo públicos, eletivos ou de nomeação,
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo (de qualquer esfera).

Depois de alistado, o jovem precisa verificar sua situação através do site oficial de Alistamento Militar – assim é fácil conferir se foi dispensado ou encaminhado à seleção para servir à Marinha, Aeronáutica ou Exército.

Documentos para a Dispensa Militar

Documentos para a Dispensa Militar

Existem casos em que há a dispensa sem nem a necessidade de ir à seleção, em especial por excesso de contingente (muitos alistados para uma quantidade menor de vagas ou por residir em um município não tributário).

Se você foi dispensado, é necessário ir até a Junta de Serviço Militar com:

  • Documento oficial com fotografia,
  • Comprovante de residência.

O motivo? Você participará da cerimônia cívica de Juramento à Bandeira e receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content