Alistamento Militar Contagem 2020: Online Acompanhar, situação e feminino

Defender a pátria, ter um compromisso com o próprio país e receber um treinamento em uma organização militar. Esses são os objetivos e as possibilidades dos jovens que querem seguir o caminho militar, seja na Marinha, Aeronáutica ou no Exército.

No Brasil, o alistamento é obrigatório por lei para jovens maiores de 18 anos. Se você tem dúvidas sobre o processo e mora em Contagem, em Minas Gerais, o texto abaixo traz informações importantes para 2020:

Como se alistar Contagem 2020

Em Contagem, a Junta Militar sediada no município lembra que apenas os jovens do sexo masculinos nascidos até 31 de dezembro de 2001 devem se cadastrar para o processo.

A primeira parte do cadastro deve ser feita pela internet, por meio do site www.alistamento.eb.mil.br. O cadastro é didático, basta acessar o portal e selecionar a opção “Quero me Alistar”. Ao clicas sobre o botão, algumas opções de perfil, que vão desde a utilização de nome social, de estrangeiros, ou de portadores de necessidades especiais.

Para finalizar o cadastro, é preciso colocar todas as informações pessoas válidas. Lembrando que este passo é importante, já que alguns jovens podem ser dispensados apenas pelo perfil.

Detalhes e prazos para moradores de Contagem

Atenção: o período de alistamento tem tempo de aproximadamente seis meses, indo do início de janeiro até o final de junho. Até mesmo quem completa 18 anos a partir de julho precisa estar dentro do prazo estabelecido.

Os moradores de Contagem devem consultar, a partir do dia 1° de agosto de 2020, a data de comparecimento até a unidade militar para regularizar a sua situação com o Certificado Militar Único (CMU).

Perdi o prazo do alistamento, o que devo fazer?

O Alistamento Militar é necessário para que o jovem exerça sua cidadania e tenha acesso a serviços, ingressando ou não em instituições militares. Caso não se aliste, o rapaz pode ficar impedido de prestar concursos públicos, retirar passaporte ou perder o acesso para se candidatar a empregos ou cursos superiores

Para legalizar essa situação, é necessário procurar a Junta de Serviço Militar de Contagem e se alistar pessoalmente. Os documentos devem ser entregues no momento do atendimento, lembrando que existe uma multa contabilizada por dia de atraso após o término do período de alistamento.

Documentos necessários para o alistamento militar Contagem 2020

Para formalizar o alistamento em Contagem, os jovens precisam apresentar documentos básicos, tanto no atendimento presencial quanto no online. Entre eles, estão:

  • Certidão de Nascimento,
  • Certificado de Alistamento Militar (que você obtém após o cadastro online),
  • Documento com foto (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou CPF),
  • Comprovante de endereço e comprovante de pagamento da taxa no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.

Lembrando que as fotos serão retiradas no local de apresentação de cada candidato. Em Contagem, pelos telefones (31) 3198-8685 e (31) 3198-8680.

Alistamento Militar Contagem 2020 feminino

Diferente dos homens, as mulheres não precisam se alistar obrigatoriamente. Mesmo assim, elas podem de cadastrar para o serviço militar temporário, voluntário, ou tentar carreira no exército, aeronáutica ou marinha.

Como voluntária, basta se dirigir até a Junta Militar de Contagem, que fica na Rua Vereador David de Olveira Costa, no Bairro Fonte Grande. Ainda assim, para continuar na carreira será necessário ser aprovada em alguns concursos.

Se essa for sua vontade, algumas escolas e instituições tanto da Marinha, Aeronáutica ou do Exército tem provas anualmente. São elas:

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Além da profissão, é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content