O Brasil é um país que aplica o serviço militar obrigatório a todos os homens com 18 anos completos. No momento do alistamento o candidato poderá se isentar do cumprimento se houver excesso de contingência, o mesmo se aplica para quem quer ingressar na instituição. Sendo assim, só a partir de junho ou de novembro que o jovem poderá saber se entrará para o Exército ou não.
A inscrição para o alistamento pode ser feita pelo site oficial. Para saber como realizar o processo confira aqui o passo a passo completo para cumprir com as suas obrigações e, aos aspirantes aos postos das Forças Armadas, o que é preciso saber para entrar no Exército na modalidade de recruta ou aluno do NPOR.
Clique nos links para fazer sua inscrição no exército da sua cidade!
O alistamento militar obrigatório é cobrado por semestres no Brasil. A chamada para apresentação começa no primeiro dia útil de janeiro e vai até o último dia útil de junho.
Para realizar o processo de alistamento o candidato deverá acessar o site oficial disponível em ou comparecer a uma Junta de Serviço Militar mais próximo. Clique aqui para conferir os endereços.
O formulário que pode ser preenchido pelo site é simples. Basta completar dados básicos como CPF, nome completo, RG, nome dos pais e aguardar a finalização do processo.
Já para quem vai comparecer a uma Junta Militar é preciso levar os seguintes documentos:
Acontece de fevereiro a novembro e participam os jovens que se alistaram no início do ano (janeiro a junho) ou quem estava em débito com o Serviço Militar.
Os recrutas são escolhidos mediante dois critérios. O primeiro é a capacidade de vigor físico com a capacidade analítica. Para medir essas habilidades são realizadas provas físicas e de múltipla escolha para avaliar todos os aspectos envolvidos: culturais, psicológicos e morais de cada candidato.
A opção pela Força Armada em que é realizada nesse momento, sendo possível o candidato escolher em qual das categorias deseja servir. Entretanto, o Exército pode não atender ao pedido se acreditar que as singularidades do candidato não condizem com os critérios de ingresso estabelecidos pela Marinha, Exército e Aeronáutica.
Para quem passar nos processos seletivos deve-se fazer a matrícula. Os primeiros dias de incorporação envolvem tarefas que familiarizem o recruta com a hierarquia e atividades do Exército. Nesse momento já se iniciam as primeiras atividades físicas e atividades em equipe para dar início ao serviço que poderá ser cumprido entre 2 a 7 anos, dependendo de como se desenvolver nas tarefas.
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário