Como fazer alistamento militar online em 2020 – Passo a Passo para entrar no Exército Brasileiro

O Brasil é um país que aplica o serviço militar obrigatório a todos os homens com 18 anos completos. No momento do alistamento o candidato poderá se isentar do cumprimento se houver excesso de contingência, o mesmo se aplica para quem quer ingressar na instituição. Sendo assim, só a partir de junho ou de novembro que o jovem poderá saber se entrará para o Exército ou não.

A inscrição para o alistamento pode ser feita pelo site oficial. Para saber como realizar o processo confira aqui o passo a passo completo para  cumprir com as suas obrigações e, aos aspirantes aos postos das Forças Armadas, o que é preciso saber para entrar no Exército na modalidade de recruta ou aluno do NPOR.

Faça o alistamento online agora

Exército BrasileiroClique nos  links para fazer sua inscrição no exército da sua cidade!

 

Passo a Passo do alistamento militar

O alistamento militar obrigatório é cobrado por semestres no Brasil. A chamada para apresentação começa no primeiro dia útil de janeiro e vai até o último dia útil de junho.

Para realizar o processo de alistamento o candidato deverá acessar o site oficial disponível em ou comparecer a uma Junta de Serviço Militar mais próximo. Clique aqui para conferir os endereços.

O formulário que pode ser preenchido pelo site é simples. Basta completar dados básicos como CPF, nome completo, RG, nome dos pais e aguardar a finalização do processo.

Documentos

Já para quem vai comparecer a uma Junta Militar é preciso levar os seguintes documentos:

Documentos alistamento militar

  • Certidão de Nascimento se for brasileiro ou certidão de naturalização se for estrangeiro;
  • Comprovante de residência ou declaração assinada;
  • Documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou outro documento público).

Seleção Geral

Recrutamento alistamento militar

Acontece de fevereiro a novembro e participam os jovens que se alistaram no início do ano (janeiro a junho) ou quem estava em débito com o Serviço Militar.

Os recrutas são escolhidos mediante dois critérios. O primeiro é a capacidade de vigor físico com a capacidade analítica. Para medir essas habilidades são realizadas provas físicas e de múltipla escolha para avaliar todos os aspectos envolvidos: culturais, psicológicos e morais de cada candidato.

A opção pela Força Armada em que é realizada nesse momento, sendo possível o candidato escolher em qual das categorias deseja servir. Entretanto, o Exército pode não atender ao pedido se acreditar que as singularidades do candidato não condizem com os critérios de ingresso estabelecidos pela Marinha, Exército e Aeronáutica.

Matrícula no Exército

Matrícula Exército Brasileiro

Para quem passar nos processos seletivos deve-se fazer a matrícula. Os primeiros dias de incorporação envolvem tarefas que familiarizem o recruta com a hierarquia e atividades do Exército. Nesse momento já se iniciam as primeiras atividades físicas e atividades em equipe para dar início ao serviço que poderá ser cumprido entre 2 a 7 anos, dependendo de como se desenvolver nas tarefas.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content