Alistamento Militar Caxias do Sul 2020 – Online Acompanhar, situação e feminino

No Brasil, os homens precisam se alistar e cumprir as agendas do Serviço Militar Obrigatório, em todos os estados do país. Seja no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica, alguns jovens tem o sonho de ingressar nessa carreira e lutar pela pátria do país.

O exercício militar é visto como uma forma de servir à nação, custe o que custar, de maneira que a população esteja segura e se desenvolva por meio da ordem e do progresso. Além disso, as escolas de cadetes e institutos militares também são os principais concursos do país não só por esse lado de honra, mas também pelos salários e aposentadorias que saltam aos olhos dos futuros militares.

Se você mora em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e está querendo saber como será o Alistamento Militar 2020, fique atento às dicas abaixo:

Como funciona o Alistamento?

De acordo com o exército, os jovens precisam que completam 18 anos até o último dia útil de 2020 precisam ir se cadastrar pelo site do Exército https://www.alistamento.eb.mil.br/, ou ainda podem comparecer na Junta Militar do Centro de Caxias do Sul, que fica no 3º andar do Centro Administrativo. O local fica na Rua Alfredo Chaves, número 1.333, e funciona das 10h às 16h.

Durante esse pré-cadastro, que vai geralmente de janeiro a junho, o jovem precisa preencher alguns pontos que são exigidos pelo site do Alistamento Militar. Neste formulário, estão vários perfis de pessoas, desde moradores do exterior à deficientes crônicos.  Após esse passo, você coloca seus dados básicos como CPF, Carteira de Identidade, nome dos pais e data de nascimento.

Caso você já tenha se cadastrado, é possível consultar sua situação com a justiça clicando na opção inicial onde está escrito “Já me Alistei”.

Se você não conseguiu se alistar online, é preciso levar os mesmos documentos e ainda um comprovante de residência para a Junta Militar, onde você será cadastrado.  A partir daí, você espera ser convocado com um mapeamento do local em que você terá que se apresentar.

Como é a seleção?

Após ter feito o cadastro no site do Exército, o candidato precisa imprimir o Certificado de Alistamento (CAM), que terá o número do Registro de Alistamento (RA), também exigida no momento da apresentação.

Depois dessa consulta, você passará pela seleção militar que, em Caxias do Sul, é feito somente no 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe). O candidato sabe se será dispensado ou convocado somente após essa apresentação, onde os médicos e soldados avaliam a saúde e o desempenho dos jovens. Alguns critérios como força física, tamanho e possibilidade de desenvolvimento são decisivos na hora de permanecer ou não na lista dos selecionados.

Mesmo assim, existe uma segunda avaliação que leva em consideração as classes sociais e regiões do país, avaliando alguns aspectos culturais.

Se você for aprovado, basta seguir as orientações que estarão disponíveis no site do Exército. Lembrando que a frase “Excesso de Contingente” significa que você foi desqualificado para servir, mas mesmo assim precisa fazer a carteira de reservista.

Seleção Exército Brasileiro

Não me alistei, e agora?

É sempre bom lembrar que o alistamento é obrigatório para todos os cidadãos brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2020. A multa é de R$ 4,27 para quem não se alistar no prazo. Ainda, o jovem que perder o alistamento perde alguns direitos como: se matricular em instituições de ensino; ser empregado em empresa por CLT ou mesmo no funcionalismo público; carteira de trabalho; renovar passaporte; ou mesmo prestar concursos.

Se você está em alguma situação, vá até a Junta Militar de Caxias do Sul ou tire suas dúvidas pelo (54) 3218-6213.

Sou mulher e quero me alistar

No Brasil, as mulheres não estão incluídas no serviço militar obrigatório, mas podem servir voluntariamente, como militares de carreira ou temporárias.  Se você quer sentir na pele apenas por algum tempo como é ser militar, entre no link Militar Temporário e entenda como ingressar em quarteis do brasil inteiro.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content