Alistamento Militar Belford Roxo 2020 – Online Acompanhar, situação e feminino

O serviço militar no Brasil é obrigatório e se coloca como uma opção para muitos jovens que desejam seguir carreira nessa área, seja no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica. Se você vai completar 18 anos em 2020 precisa se colocar à disposição do alistamento militar, mesmo se não for do seu interesse.

Se você quer saber mais informações a respeito de como funciona o alistamento militar em Belford Roxo para 2020, onde você deve ir, que documentos levar e o que acontece com quem não se alistar, confira a todos os detalhes neste artigo.

Como participo do alistamento militar?

A primeira coisa que você deve ficar atento é quanto ao prazo. O alistamento militar Belford Roxo 2020 fica aberto do primeiro dia útil de janeiro até o último dia útil de junho. Você poderá fazer a sua inscrição pelo site do Exército Brasileiro (https://www.alistamento.eb.mil.br) ou indo diretamente à 146ª Junta Militar de Belford Roxo.

Como fazer o alistamento militar online

Caso você faça o alistamento militar Belford Roxo 2020 pela internet é só preencher o formulário disponível na página, agilizando a sua inscrição. Confira como a seguir:

  1. Vá ao site do alistamento (https://www.alistamento.eb.mil.br/);
  2. Clique na opção “Quero me alistar”;
  3. Em seguida, escolha a opção que corresponde ao seu caso;
  4. Preencha os dados de CPF, data de nascimento e nome da mãe;
  5. Clique no botão “Login”;

Se você já se cadastrou e quer apenas ver como está a sua situação, escolha a opção “Já me Alistei”, informe os dados solicitados e clique em “Login”.

Como fazer o alistamento na Junta Militar

Caso você prefira ir até a 146ª Junta Militar de Belford Roxo, é só se dirigir à Avenida José Mariano Passos, 948 – Prata – Belford Roxo. O horário de funcionamento é das 6h30 às 13h. O telefone de contato é: 21-2761-7327.

É necessário levar os seguintes documentos no dia do alistamento militar:

  • Certidão de nascimento;
  • Documento oficial com foto: RG, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou documento púbico que possa ser usado para identificá-lo.
  • Documento de brasileiro naturalizado por opção;
  • Comprovante de residência ou declaração assinada;

Quando acontece a seleção geral?

O período conhecido como seleção geral ocorre entre fevereiro e novembro. Nesse intervalo os jovens que se alistaram no começo do ano são chamados, assim como aqueles que estão em débito com o serviço militar, isto é, não se alistaram quando completaram 18 anos.

O processo de seleção do alistamento militar Belford Roxo 2020 é simples e a escolha se dá a partir de alguns critérios. O primeiro é a combinação da força física com a capacidade de o indivíduo analisar situações. Em uma segunda avaliação analisa-se a representação de classes sociais e regiões do Brasil, levando em conta elementos psicológicos, morais e culturais.

E se eu não me alistar?

Quem não fizer o alistamento militar em Belford Roxo em 2020 ficará em débito com o Exército e poderá ter dificuldade para executar algumas das situações abaixo:

  • Tirar ou renovar o passaporte;
  • Se inscrever em concurso público;
  • Trabalhar, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, em qualquer cargo público, eletivo ou de nomeação;
  • Ter emprego ou estar associado a uma instituição, empresa ou associação oficial, que foi oficializada ou subvencionada;
  • Fazer exame ou se matricular em qualquer local de ensino;
  • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual ou Municípios;
  • Conseguir carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para atuar em qualquer função bem como licença de indústria e profissão;
  • Ganhar qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual ou Municípios.

Como consigo obter dispensa do Exército?

Em algumas situações é possível ser dispensado do alistamento militar. Veja quando isso é possível:

  • Excesso de contingência: essa é uma das maneiras que mais dispensa jovens do serviço militar, já que como o alistamento é obrigatório, sempre aparecem mais pessoas do que vagas disponíveis. Dessa forma, alguns são liberados automaticamente do processo seletivo;
  • Arrimo de família: se você é a única pessoa da família que trabalha para sustentar a casa é possível obter uma liberação do Exército. Para isso você precisará apresentar os seguintes documentos: comprovante de renda, certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos;
  • Problemas de saúde: quem tem doenças crônicas, físicas ou mentais poderá ser dispensado logo na primeira etapa, após devida análise;
  • Estudantes: caso você esteja matriculado em alguma universidade, é possível pleitear a dispensa, porém, não é garantido que você será liberado do serviço militar.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content