Alistamento Militar Vila Velha 2020 – Online Acompanhar, situação e feminino

Os jovens brasileiros, com idade entre 18 e 19 anos, precisam se alistar no serviço militar obrigatório e dedicar seu tempo às exigências do Exército Brasileiro. Para alguns rapazes, a carreira militar é um sonho, seja na marinha, aeronáutica ou mesmo na infantaria do exército. Além do sentimento patriota, seguir carreira nessas instituições também é sinônimo de estabilidade financeira ao longo da vida.

Se você mora em Vila Velha e precisa de algumas informações sobre o tema, confira a lista e entenda como funciona o processo e quais documentos devem estar em suas mãos:

Quem pode se alistar?

De acordo a Prefeitura de Vila Velha, todos os jovens que completam 18 anos até 30 de junho de 2020 devem se inscrever para o alistamento. Agora, com o avanço das tecnologias, o Exército Brasileiro disponibiliza a plataforma pelo site www.alistamento.eb.mil.br, em que o cadastro deve ser realizado.

Nesse site, o jovem consegue se alistar sem sair de casa, preenchendo os dados pessoais e selecionando os perfis corretos em que se enquadra. Além disso, é por esse mesmo endereço eletrônico que ele consegue acompanhar o andamento do processo, checando o calendário de atividades, imprimindo certificados e até autenticando o documento militar.

 

Como funciona o processo de Alistamento Militar Vila Velha?

Para se cadastrar no alistamento em 2020 o jovem tem desde o primeiro dia útil de janeiro até o último dia útil de junho, então, fique atentou ao prazo. Após fazer o preenchimento pelo site ou na Junta de Serviço Militar do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, em Vila Velha, o candidato precisa aguardar a data de apresentação.

As informações estarão disponíveis no site do exército, diretamente na área do candidato. Como em um ensalamento de vestibular, o jovem recebe um cartão com o local em que deve se apresentar, além do registro de alistamento, que será apresentado no momento da seleção geral.

O Certificado de Alistamento Militar (CAM) contém informações sobre a data de apresentação para seleção, que acontecem em quartéis ou em tiros-de-guerra.

Nesse período, várias turmas se alistam e seguem até os locais designados conforme seu destino. O processo de seleção é simples, sendo que, geralmente, os recrutas são escolhidos pelos critérios de força física, análise de situações. Além disso, existe uma segunda prova feita com a representação de algumas classes sociais e regiões do país, levando em conta aspectos culturais, psicológicos e morais.

Após o cadastro online, o que devo levar para a seleção geral?

A recomendação é que o inscrito vá até o quartel designado e evite usar chinelo, bermuda ou camisa cavada, pois fere o decoro do Exército Brasileiro. Em relação aos documentos, o jovem deve levar Certificado de Alistamento Militar (CAM); Carteira de Identidade (RG), Certidão de Nascimentos dos filhos (se tiver) e Declaração e Histórico Escolar.

Como saber se estou em dia com as obrigações?

Caso o jovem não consiga se alistar na data prevista, ele será submetido à algumas punições que estão previstas pelo Exército Brasileiro. Entre eles estão: tirar passaporte, tem emprego como funcionário em instituição oficial, assinar um contrato com o governo, prestar concurso público, tirar carteira profissional ou receber qualquer tipo de prêmio a favor do Governo Federal, Estadual, de territórios ou municípios.

Se você quer estar em dia, mas não sabe como, basta verificar o portal do exército brasileiro. Lembrando que, em caso de dispensa, é necessário confeccionar a carteira de reservista de 1ª ou 2ª categoria. Em caso de dúvidas, o morador de Vila Velha deve se locomover até a Junta de Serviço Militar (JSM).

Alistamento Militar feminino: como funciona?

Diferente dos homens, as mulheres não precisam se alistar obrigatoriamente ao fazer 18 anos. Mesmo assim, elas também podem estar inseridas no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica, por meio de provas específicas de institutos militares.

Também é possível servir como temporário, realizando os processos seletivos presentes na plataforma do Governo Federal. http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-temporario.

Além disso, as mulheres podem se voluntariar ao Serviço Militar e ficar por, no mínimo, 12 meses. Ainda, é possível continuar servindo até que a atuação da militar seja de desejo dela e do Exército.

 

Rafaela Mustefaga

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content