Alistamento militar SP 2020: Online, acompanhar situação e feminino

O jovem brasileiro, é obrigado a  realizar o alistamento quando se completa dezoito anos, para ficar em dia com suas obrigações militares.  Caso você esteja chegando nessa idade a prestação de serviço e está com algumas dúvidas sobre esse processo no período de alistamento, acompanhe aqui tudo o que precisa saber sobre o alistamento militar em São Paulo 2020.

Aqui você poderá saber como realizar o processo pela internet, quais são os documentos obrigatórios, como você pode obter seu certificado de  dispensa e muito mais. Fique por dentro do conteúdo completo.

Alistamento militar SP 2020: tudo o que você precisa saber!

Obrigatório para todos os jovens do sexo masculino que estão completando 18 anos, então, se você está completando essa idade até o mês de junho de 2020, é obrigatório que faça seu alistamento no quartel local. Já as mulheres que tem interesse também podem ingressar no serviço, mas não é obrigatório como para os homens.

Se você realizar a inscrição depois dos 6 meses que estão por vir, estará automaticamente incluído na seleção do ano seguinte. Se quer saber qual o local mais próximo para conseguir realizar o seu alistamento, basta clicar na opção “Quero me alistar”, que você já verá nas instruções abaixo.

Caso perca o prazo de alistamento, será necessário ir até a Junta de Serviço Militar mais perto da sua casar e realizar o pagamento do valor de R$3,71, seja em uma agência do Banco do Brasil ou dos Correios.

Se você está fora do Brasil, é preciso ir até o consulado local, realizar seu alistamento e quando voltar ao Brasil, ir até a junta Militar regularizar a situação. É preciso que essa questão esteja regularizada o quanto antes, caso contrário, você ficará impedido de:

  • Pegar seu passaporte ou renovar o mesmo;
  • Ser contratado por alguma empresa;
  • Fazer contrato com o Governo Federal;
  • Realizar matrícula ou exame em um estabelecimento de ensino;
  • Tirar carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou a inscrição para função, licença ou profissão;
  • Fazer inscrição para concurso público;
  • Receber prêmio ou um favor do governo.

Caso você ou familiar precise de acompanhamento médico, poderá solicitar que algum parente entregue o atestado médico por você.

Quais são os documentos necessários para se alistar?

Para fazer o seu alistamento militar na cidade você deverá ir até a Junta de Serviço Militar, lembre-se de levar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento, casamento ou documento de identidade (RG, carteira de trabalho, passaporte, carteira de identificação funcional, carteira de motorista);
  • Se você for naturalizado, deve levar sua certidão de naturalização;
  • Se for índio, deve levar o registro de emancipação;
  • 2 fotos 3×4;
  • Comprovante de residência atualizado.
  • Jovens com problemas físicos ou que impossibilitem de servir as forcas armadas, devem levar atestado médico, mesmo assim podem não ser dispensadas do exame com médico militar. Pode também ser apresentado.

Quando você levar seus documentos da Junta Militar da cidade de São Paulo, você receberá em mãos o CAM – Certificado de Alistamento Militar -, desse modo, deverá ser apresentado para seleção geral ou para dispensa do serviço militar obrigatório, somente assim poderá receber sua reservista.

Veja também como se alistar em outros estados brasileiros:

Como acompanhar o alistamento militar online?

É possível realizar o procedimento de forma online, muito mais rápido e simples, basta ter o CPF em mãos. O processo abaixo vale tanto para a marinha, aeronáutica e exército, veja como executar o processo abaixo.

  1. Acesse o site oficial, que é: https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  2. Lá, clique na opção “Já me alistei”;
  3. Desse modo, você deve preencher as opções necessárias que são com o seu número de CPF, data de nascimento e também o nome da mãe, clique por fim em “Login”.

Agora você já poderá acompanhar o procedimento completo sobre seu alistamento, informações importantes, verificar se existe algo pendente e tantas outras questões.

Caso ainda não tenha realizado a inscrição, saiba que esse procedimento também pode ser feito de maneira online, veja abaixo as instruções:

  1. Acesse o site oficial, que é: https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  2. Clique na opção “Quero me alistar”;
  3. Posteriormente você deve ir até a nova página e verificar qual é a sua situação em relação ao alistamento militar, veja abaixo quais são as opções existentes;
  4. Depois, variando da escolha que fizer, deve preencher os dados requisitados, que são o seu número de CPF, data de nascimento e nome da mãe, clique por fim em “Login”.

Como posso ser dispensado?

Quer saber quais são os motivos mais comuns de dispensa? Veja abaixo:

  • Excesso de contingência: quando existem muito mais inscrições do que o aceitável, dessa forma, várias pessoas são liberadas de primeiro, mas lembre-se de nunca deixar de comparecer nas instituições militares quando solicitado.
  • Arrimo: caso você seja a única pessoa que sustenta sua família, poderá pedir liberação, mas são necessários documentos que comprovem essa situação, seja por comprovante de renda, certidão de nascimento ou certidão dos filhos;
  • Problemas de saúde: caso tenha problemas crônicos de saúde ou deficiência mental/física, você poderá ser liberado;
  • Estudantes: não é uma certeza, porém costuma se dispensar jovens após a confirmação de que estão matriculados em uma instituição de ensino superior ou possuem a intenção de seguir uma carreira profissional diferente.

Duvidas frequentes

Como devo estar vestido no dia de me apresentar?

Você deve estar vestido o mais normal o possível, mas não use Shorts, regatas ou chinelos de dedo. Caso o contrário pode ser convidado a voltar outro dia.

 Se eu servir, vou ficar muitos dias longe de casa?

Algumas vezes você precisará ficar alguns dias longe da família, pois existem exercícios e atividades militares que devem ser feitas em campo de treinamento e não existe intervalo para ir para casa.

Os treinamentos são perigosos?

Os treinamentos tem um nível elevado de perigo e são encarados super a sério pelas forças armadas, pois é com eles que são preparados os combatentes que estarão na reserva. Em caso de guerra extrema serão convocados todos os reservistas treinados.

Vou me alimentar bem?

Sim, nas forças armadas são servidas quatro refeições, que são: Café da manhã, almoço, jantar e ceia (que muitas vezes é servida primeiro para o pessoal de serviço no quartel.

Tem folga?

Sim, se você não estiver na escala de serviço do quartel poderá voltar nos finais de semana para casa. Outro motivo que pode tirar o direito de voltar para casa é em caso de punição, onde normalmente quem cometeu qualquer infração acaba pagando nos fins de semana.

 

 

 

 

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Além da profissão, é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content