Se você mora em São Luís do Maranhão e completa 18 anos em 2020, saiba que é chegada a hora de você finalmente se alistar nas Forças Armadas. O processo é bastante simples, não requer muita documentação e, principalmente, não é o “bicho de sete cabeças” que geralmente os jovens acham.
Confira, neste artigo, tudo a respeito do alistamento militar de São Luís neste ano de 2020!
Todo ano acontece o chamado alistamento militar. O período de alistamento, em 2020, vai de 1 de janeiro a 30 de junho. Portanto, se você completa 18 anos em 2020, independente do mês, você precisa se dirigir à junta militar mais próxima de sua casa.
Mas todo homem precisa se alistar? A resposta é sim, mesmo aqueles que possuem algum tipo de deficiência ou são os únicos responsáveis pela renda mensal da família. Para esses casos, será realizado uma avaliação, em conjunto com a entrega de documentação específica, para determinar se a pessoa em questão pode ou não servir.
Não comparecer à junta no período determinado resulta em multa, que aumenta de valor conforme o tempo passa, e o impossibilita de fazer uma série de coisas, como tirar ou atualizar o passaporte.
O principal requisito é já ter ou completar 18 anos no ano do alistamento, neste caso, em 2020. Já a documentação exigida é bastante simples. Confira a lista:
Ao comparecer à junta, você preencherá um formulário e passará por todas as etapas do processo, incluindo avaliação física, entrevista etc. Mas você só avançará nas etapas se selecionado.
O alistamento militar também pode ser realizado on-line no site das Forças Armadas destinado a ele. Para acessá-lo, clique aqui.
Já na página inicial, você terá duas opções: “quero me alistar” e “já me alistei”. Na primeira, você poderá realizar o seu alistamento ena segunda acompanhar o processo. Selecionando a primeira opção, basta seguir as etapas da inscrição, preenchendo o formulário e informando seus dados.
Para acompanhar o processo de alistamento, você pode ir na opção “já me alistei”, informar seus dados e você terá informações, se elas já estiverem disponíveis no momento, sobre o status da sua inscrição.
O alistamento militar é obrigatório apenas os homens. Porém, as mulheres que desejam se alistar também tem essa opção, podendo realizar a inscrição tanto pelo site quanto comparecendo na junta mais próxima.
Veja também como se alistar em outros estados brasileiros:
Os homens que não se alistarem, além de terem que pagar uma multa, cujo valor aumenta a cada três meses, não poderão realizar o seguinte:
Em caso de perda do prazo de alistamento ou de qualquer outra etapa do processo, como a data de juramento à bandeira, dirija-se o quanto antes à junta militar mais próxima de sua residência.
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário