Alistamento Militar São João de Meriti 2020 – Online Acompanhar, situação e feminino

Para muitos jovens, meninos e meninas, entrar para o Exército Brasileiro é um sonho e o objetivo de carreira. Se você é um deles, completa 18 anos em 2020 e deseja ingressar na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica, fique atento ao que é necessário para fazer o Alistamento Militar.

A inscrição em São João de Meriti, no Rio de Janeiro, assim como em qualquer município brasileiro, é obrigatório para todos os jovens que completam 2018. Confira abaixo como funciona e como realizar a inscrição.

Como funciona o programa de Alistamento Militar em São João de Meriti?

Para os jovens  de São João de Meriti que completam 18 anos em 2020, o Alistamento Militar é obrigatório. O alistamento é a primeira etapa desse processo seletivo, em que o candidato deve se apresentar fazendo um cadastro inicial, que pode ser online ou na Junta Militar da cidade.

Nessa inscrição, deve preencher os dados necessários e aguardar o processo, que se estende ao longo do ano.

É necessário estar atento ao prazo para o alistamento, que ocorre entre o primeiro dia útil de janeiro até o último dia útil de junho de 2020.

Ou seja, são 6 meses para realizar o alistamento, isso vale também para os jovens que completam 18 anos no segundo semestre de 2020. O alistamento é uma obrigação civil mesmo para aqueles que não desejam ingressar ao Exército, por isso é importante estar atento as datas e requisitos.

Os candidatos que passam para uma segunda fase terão de passar por testes para avaliação física e psicológica.

Como fazer a inscrição no processo seletivo de 2020?

Fazer o alistamento é simples e nem é necessário sair de casa para isso. Para fazer o alistamento online, basta acessar o site https://www.alistamento.eb.mil.br e informar o CPF. Lá, deve continuar o cadastro com todas as informações pessoais.

Pessoalmente, o jovem deve se apresentar a Juntar Militar do município com a documentação necessária.

Para acompanhar a situação do cadastro online, basta acessar o site de alistamento e conferir o status do processo seletivo.

Documentos obrigatórios

Para poder fazer o Alistamento Militar, para tentar ingressar no exército ou receber dispensa, o jovem deve apresentar os documentos:

  • Carteira de identidade (RG);
  • Certidão de nascimento ou casamento (se houver);
  • Certificado de naturalização ou termo de opção;
  • Foto 3X4 recente;
  • Comprovante de residência;
  • CPF.

Como ser dispensado do alistamento militar?

Nem todas as pessoas desejam seguir carreira militar. É bem comum a procura pelos requisitos que podem fazer com que o candidato seja dispensado. Os principais pontos avaliados para a dispensa são:

  • Problemas de saúde, como condições crônicas ou alguma deficiência física/mental;
  • Estudantes podem ser dispensados. Comprovar que passou em alguma universidade e que deseja seguir em carreira diferente pode ser requisito para que a Junta Militar dispensa o candidato;
  • Ser o único responsável pela renda da família pode ser requisito de dispensa, sendo necessário comprovar com documentação.

Muitas vezes não é necessário estar entre esses requisitos para ser dispensado. Por ser obrigatório o alistamento, muitas vezes há um número muito maior de inscrições para o número de vagas. Portanto, as pessoas que desejam seguir carreira e estão aptas são priorizadas.

Alistamento Militar feminino: como funciona?

O alistamento militar para os homens é obrigatório, mas para as mulheres não. No entanto, as mulheres que desejam ingressar na carreira militar podem realizar o alistamento de forma voluntária, temporária ou seguir carreira através de outros concursos.

Para o alistamento voluntária, a candidata deve comparecer a Junta Militar de São João de Meriti, dentro do prazo, e levar toda a documentação necessária para fazer a inscrição.

Outros caminhos para carreira militar é prestando concurso para as escolhas militares do país, como as seguintes:

Rafaela Mustefaga

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content