Alistamento Militar Salvador 2020 – Como fazer online e acompanhar o processo

O serviço militar no Brasil é considerado como uma das carreiras mais promissoras e desejadas por muitos jovens. Seja de escolha o exército, a marinha ou a aeronáutica, esse mesmo processo cria muitas dúvidas sobre o processo de alistamento.

Se você é um jovem que completa ou irá completar 18 anos no ano de 2020 e reside em Salvador, na Bahia, fique atento ao texto de hoje que irá lhe indicar como funciona o processo de inscrição, quais são os requisitos, as datas e outras informações fundamentais!

Como funciona o Alistamento Militar Salvador 2020?

O alistamento militar Salvador 2020 é obrigatório, assim como em qualquer outra cidade do Brasil, para todos os jovens do sexo masculino que estão completando 18 anos.

Ou seja, qualquer jovem do sexo masculino que tenha completado ou irá completar 18 anos até o mês de junho de 2020 tem o comprometimento de fazer seu alistamento.

O alistamento militar de Salvador pode ser feito ao se dirigir até uma Junta de Serviço Militar ou fazer a inscrição online através do site: www.alistamento.eb.mil.br.

Processo de inscrição e requisitos básicos

Para fazer a inscrição online, você deve acessar o site citado anteriormente e clicar em “Quero me alistar”.

A seguir, você escolhe em qual opção seu perfil se enquadra – caso não se encaixe em nenhum dos itens anteriores, basta clicar no quadro “Alistamento militar”.

Logo mais, preencha seus dados pessoais, como o seu CPF, data de nascimento e nome da mãe. Simples e fácil: você já está inscrito no Alistamento Militar Salvador 2020!

Além da idade ser um requisito básico para o alistamento do ano de 2020 para Salvador, certos documentos são necessários quando você for fazer sua inscrição na Junta de Serviço Militar, que são:

  • 2 fotos 3×4,
  • Certidão de nascimento, de casamento ou documento de identidade,
  • Certidão de naturalização (se você for naturalizado brasileiro),
  • Comprovação de residência atual,
  • Registro de emancipação (se você for índio).

Na Junta Militar, você recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM).

Certificado de Alistamento Militar

Datas e locais de inscrição

Geralmente, o período de inscrição para o Alistamento Militar na cidade de Salvador começa no dia 02 de janeiro e termina no último dia útil do mês de junho. Fique de olho para não perder as datas!

A Junta de Serviço Militar de Salvador se localiza na Rua Engenheiro Silva Lima, no bairro de Nazaré.

As mulheres podem se inscrever no alistamento militar, contudo não possui qualquer obrigatoriedade – é algo totalmente voluntário e do desejo de cada uma.

Veja também como se alistar em outras cidades brasileiras:

Situação e Dispensa Alistamento Militar

Caso você já tenha feito o cadastro com seus dados no site oficial de Alistamento Militar e agora deseja checar como anda sua situação, basta entrar na mesma página inicial e escolher a opção “Já me alistei”.

Preencha os dados que são solicitados e clique em “Login”.

Pronto!

Lembre-se que todo jovem que não realizar o alistamento militar Salvador 2020 dentro do período previsto sofrerão certas consequências, sendo que ele não poder mais:

  • Assinar algum contrato com o Governo Federal, Estadual ou Municipal,
  • Executar qualquer função, título ou cargo público, eletivo ou de nomeação,
  • Prestar exame ou se matricular em instituições de ensino,
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo,
  • Se inscrever em concursos públicos,
  • Ser contratado por alguma organização,
  • Ter registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função ou licença na indústria ou profissão,
  • Tirar a carteira profissional,
  • Tirar ou renovar o passaporte.

Existem casos de dispensa militar, que ocorre por causa de alguns fatores que estão analisando os jovens e das questões que abordam a inscrição de cada um.

As razões mais comuns para a dispensa militar são: quando há excesso de contingência (um número maior de inscrições do que o que foi previsto); quando o jovem é o único provedor da família (arrimo); por problemas de saúde (problemas crônicas e deficiência mental ou física) ou quando é estudante (embora não seja 100% garantido).

Caso a dispensa aconteça, o jovem deve comparecer à Junta Militar de Salvador na data agendada para participar da chamada cerimônia cívica de Juramento à Bandeira.

Nesse momento, o jovem recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Não existe outra oportunidade de alistamento – se o jovem foi dispensado, ele simplesmente está quite com o serviço militar. Se por ventura o jovem desejar, ele pode ingressar por meio de aprovação em concurso público como militar de carreira ou como militar temporário por um certo período de tempo.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content