No ano de 2020, jovens que farão 18 anos até a metade do ano deverão realizar o alistamento militar querendo ou não, visto que é obrigatório – independente se quer ou não seguir carreira militar ou não, cumprindo sua obrigação como jovem brasileiro.
Quer ter informações completas sobre como funciona o alistamento militar no Rio de Janeiro no ano de 2020, como funciona o processo de inscrição, como realizar a consulta, seleção, como conseguir dispensa e muito mais.
É preciso ficar atento aos prazos requeridos para que não se perca por entre a inscrição. Também é importante saber quais são os documentos que você deve levar para que não perca a viagem, ou pior, perca sua inscrição.
As mulheres não têm a obrigação de se alistar, porém caso queiram, o procedimento pode variar de cada área específica, mas para as gerais, como as de homem, basta fazer o processo padrão abaixo.
Você deve comparecer até a juntar militar mais próximo durante o tempo indicado, que geralmente acontece entre janeiro até o final do mês de junho, os documentos que deve levar consigo são:
Alguns dos participantes são liberados logo de primeira ou escolhidos para a segunda fase. Nessa outra seleção, os jovens vão passar por avaliações físicas e psicológicas para verificar se tem os pré-requisitos necessários para cursar carreira militar.
O alistamento e sua respectiva consulta podem ser feitos por meio online, no site oficial do alistamento, basta que se tenha o número de CPF em mãos e algumas informações pessoais.
O procedimento de inscrição citado abaixo pode ser feito tanto para a aeronáutica, matinha e exército. Veja o processo:
Mas, se você já fez o seu cadastro e quer apenas consultar qual é a sua situação em relação ao alistamento, veja abaixo como realizar esse processo:
Se você não realizar o seu cadastro dentro do prazo estabelecido, poderá ter problemas posteriormente, principalmente se não regularizar a situação. Os impedimentos que acontecer são:
Caso queira regularizar sua situação, é preciso ir até a Junta Militar, pagar uma multa e pronto.
Veja também como se alistar em outros estados brasileiros:
A dispensa militar costuma acontecer por algumas razões, que são:
Depois disso, você deverá comparecer até a Junta Militar de sua cidade da nada que for agendada, então, participará da cerimônia cívica de Juramento da Bandeira, recebendo por fim o seu CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação.
Deixe seu Comentário