Alistamento Militar Recife 2020 – Como fazer online e acompanhar o processo

O serviço militar no Brasil é uma carreira de extrema importância para o país e que chama a atenção de muitos jovens que querem ingressar em algo promissor e dinâmico para o futuro.

Para isso, o jovem deve prestar atenção no período do Alistamento Militar. Confira as informações mais importantes acerca desse processo na cidade de Recife para o ano de 2020!

Como funciona o Alistamento Militar Recife 2020?

O Alistamento Militar para 2020 na cidade de Recife funcionará para todo jovem do sexo masculino que completou ou completará 18 anos nesse determinado ano.

Mulheres podem se voluntariar no período, não sendo obrigatório o serviço militar – ao contrário dos homens que devem passar pelo processo.

O período para o Alistamento Militar vai do primeiro dia útil do mês de janeiro até o último dia útil do mês de junho! Fique atento a esse prazo e não esqueça de cumprir com o seu papel de cidadão!

O procedimento de alistamento pode ser feito presencialmente ou pela internet. Esta última opção é, em geral, a mais utilizada, por isso siga os passos para realizar de maneira correta:

  1. Acesse o site oficial do Alistamento Militar: https://www.alistamento.eb.mil.br/,
  2. Na página inicial, vá em “Quero me alistar”,
  3. A seguir, escolha entre as opções que estão disponíveis a que mais se encaixa no seu perfil.Conforme a sua escolhe, haverá algumas informações que deverão ser lidas para dar prosseguimento ao processo de Alistamento Militar.Caso você esteja livre dessas condições, basta clicar na opção “Alistamento Militar”.
  4. Por fim, você precisará preencher seus dados pessoais nos campos indicados: o CPF, a data de nascimento e o nome de sua mãe.
  5. Clique em “Login” para finalizar o seu cadastro no Alistamento Militar Recife 2020.
  6. Para consultar a situação de seu alistamento, você só precisa retornar à página inicial e clicar em “Já me alistei” e preencher as informações.

Requisitos e documentos para alistamento

O Alistamento Militar Recife 2020 também tem sua forma presencial disponível, em especial para jovens que ainda não possuem CPF ou para quem não se sente confortável em utilizar a internet.

Para isso, basta se dirigir à Junta de Serviço Militar de Recife!

É necessário apresentar uma documentação específica no momento do Alistamento Militar, sendo estes os principais requisitos para o processo de inscrição ser feito. Os documentos são:

  • Certidão de nascimento,
  • Certidão de naturalização por opção, caso for seu caso,
  • Comprovante de residência ou declaração assinada,
  • Documento oficial com fotografia.

A falta de alistamento militar no prazo estabelecido – todo o primeiro semestre do ano de 2020 – pode acarretar em multa (que será quitada no momento que você for se alistar) e também em consequências diversas que afetam a sua vida como cidadão, como a questão de prestar concurso público, exercer uma função ou cargo público, assinar um contrato com o Governo, entre outros.

Veja também como se alistar em outras cidades da Bahia:

Dispensa do Alistamento Militar existe?

Ser dispensado do serviço militar existe, mas o alistamento militar para 2020, como jovem de 18 anos de Recife, continua sendo obrigatório.

Com todos os cadastros feitos, haverá a avaliação de todos os perfis e, a partir de alguns fatores, existirão jovens que serão dispensados de qualquer função. Alguns dos motivos mais comuns são:

  • Quando há mais pessoas interessadas do que o número necessário,
  • Quando o jovem é o único provedor da família,
  • Quando há problemas de saúde físicos, mentais ou crônicos.

Para estudantes, a dispensa pode ocorrer – não é 100% garantido – quando o jovem possui vaga garantida em uma instituição de ensino ou pretende seguir outra carreira.

Juntas de Serviço Militar de Recife

Para fazer o Alistamento Militar presencial para o ano de 2020 na cidade de Recife, você precisa se deslocar até o endereço da Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência!

No Recife, você encontra 4 Juntas de Serviço Militar – cada uma irá atender regiões específicas da cidade, por isso fique atento antes de se dirigir até uma delas, ok?

Confira os endereços:

  • JSM 001 – atende aos jovens que residem na RPA 01:

Rua Professor Augusto Wanderley Filho, 101 – Afogados – DIRCON 5ª Regional

  • JSM 075 – atende aos jovens que residem na RPA 05:

Avenida 11 de agosto, s/n. Totó. Centro Social Urbano BidoKrause.

  • JSM 076 – atende aos jovens que residem na RPA 02 e RPA 03:

Avenida Norte, 5600 0 Casa Amarela. Centro Público do Trabalho (Antigo CAPP)

  • JSM 078 – atende aos jovens que residem na RPA 04 e RPA 06:

Avenida General San Martins, 1208 – Cordeiro.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content