Alistamento Militar Porto Velho 2020: Online Acompanhar, situação e feminino

Todos os rapazes que completam 18 anos em 2020, devem se colocar a serviço das Forças Militares Brasileiras. O alistamento militar Porto Velho 2020 é obrigatório para todos os meninos nascidos em 2002.

O alistamento militar 2020 pode ser feito direto na Junta Militar de Porto Velho. É obrigatório para homens, mas mulheres podem se voluntariar para servir ao exército, marinha ou aeronáutica. Veja aqui como funciona o alistamento militar masculino e feminino e, saiba como acompanhar os resultados:

Alistamento Militar Porto Velho 2020:  Como fazer?

Há duas maneiras de fazer o alistamento militar Porto Velho 2020: presencial ou online.

Presencial é a forma tradicional de se alistar. Onde o jovem que completa 18 anos em 2020 deve se dirigir à Junta Militar munido de seus documentos pessoais. Atente-se ao horário de funcionamento e o prazo para se alistar.

É possível se alistar sem sair de casa através do endereço eletrônico: www.alistamento.eb.mil.br. Ao acessar, clique em “Quero me alistar” e preencha com as informações solicitadas. Essa é opção pode ser feita por brasileiros que precisam se alistar, mas estão fora do país ou, simplesmente por quem prefere a praticidade do  cadastro online.

Alistamento Militar Porto Velho 2020:  Como fazer?

Prazo para alistamento militar

O alistamento militar Porto Velho 2020, assim como nos anos anteriores, acontece desde o início do mês de janeiro até o final do mês de junho. É preciso respeitar esse prazo para evitar problemas no futuro.

Deve-se alistar todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos entre os dias 01/01/2019 e 31/12/2019. Ou seja, mesmo que você complete 18 anos no mês de dezembro, deve se alistar entre os meses de janeiro e junho.

Documentos necessários para o alistamento militar Porto Velho 2020

Para se alistar é necessário ter em mãos seus documentos pessoais, como o RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço, número de telefone, e-mail e 2 fotos 3×4 em caso de alistamento presencial.

Esses documentos são utilizados tanto para se alistar online quanto presencialmente. Se, por acaso for se alistar fora do prazo permitido, terá que pagar uma multa no ato do alistamento militar.

Não alistei dentro do prazo em 2020, e agora?

O período de alistamento militar é de 6 meses e, se mesmo assim você perder o prazo, terá que arcar com as consequências. O alistamento militar é obrigatório para os homens, portanto, quem não o fizer estará com pendências na Junta Militar. Logo, não poderá:

  • Tirar ou renovar passaporte;
  • Tirar carteira de trabalho;
  • Assumir cargos públicos, através de concurso ou não;
  • Matricular-se em uma faculdade, pública ou privada.

Além disso, terá que pagar uma multa por dia de atraso no alistamento militar. Se você perdeu o prazo, dirija-se até a Junta Militar mais próxima e faça o seu imediatamente. Será necessário pagar a multa que, é calculada com base nos dias de atraso, começando a contar a partir do fim do período do alistamento.

Como acompanhar o alistamento militar 2020

Apesar de ser obrigatório para todos os homens com 18 anos, nem todos são convocados para servir. Para saber se você foi dispensado ou não, acesse o site www.alistamento.eb.mil.br e clique em “Já me aliste”. Se já tiver um login com senha, digite. Caso não tenha, crie um. Ao fazer o seu login aparecerá na tela as informações referentes ao seu alistamento militar 2020 com tudo o que você precisa saber.

Alistamento militar Porto Velho 2020 feminino

As mulheres não são obrigadas a se alistar no exército, contudo, muitas desejam entrar para o exército, marinha ou aeronáutica. Sendo assim, é possível que elas se alistem de maneira voluntária, podendo permanecer por 12 meses (mesmo período que os homens) ou por um prazo maior, dependendo da necessidade e vontade de ambas partes. Outra maneira das mulheres entrarem para o exército é seguindo carreira.

Para seguir carreira militar, tanto homens como mulheres, devem prestar um concurso para conseguir uma vaga em alguma das escolas militares brasileiras. As opções são:

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content