Alistamento militar é o nome de um procedimento obrigatório que existe no Brasil para que todo jovem do sexo masculino, quando convocado, se inscreva para fazer parte da seleção do quadro da Marinha, Aeronáutica ou Exército.
Além da obrigatoriedade para o sexo masculino, é fundamental saber que o alistamento militar vale para todo jovem que completar 18 anos no ano corrente à maioridade.
Saiba tudo sobre o alistamento militar online, como acompanhar o processo, as informações sobre a abertura de inscrições, o passo a passo dessa inscrição e tudo mais que for relevante sobre o assunto!
Todo o processo, mesmo que possa ser feito pela internet, requer um acompanhamento. Por isso, basta consultar o site oficial no qual você faz a inscrição para descobrir se você foi dispensado ou se será necessário servir às Forças Armadas.
Ao acessar o site oficial do Alistamento Militar Online (https://www.alistamento.eb.mil.br/), você percebe a opção “Já me Alistei”. É lá que você confere toda a sua situação da inscrição e possível resultado favorável de dispensa ou de aceitação ao serviço militar.
Quando o jovem completar 18 anos – do sexo masculino, além dos homens Transgêneros –, é necessário fazer o alistamento militar.
Isso acontece em um período específico – entre os meses de janeiro e junho (do primeiro dia útil do primeiro até o último dia útil do sexto mês).
Caso perca esse prazo de inscrição, é imprescindível que o jovem se dirija até uma Junta de Serviço Militar mais próxima, faça o pagamento da chamada multa militar (um valor bastante simbólico) e realize o alistamento.
O processo de seleção do alistamento militar acontece entre os meses de julho e outubro.
É importante deixar claro que todo jovem que não fizer o alistamento militar obrigatório fica com uma dívida pendente para com o país. Nesse caso, como cidadão, o jovem fica impedido de exercer certas atividades e até mesmo aproveitar algumas serviços públicos, como, por exemplo:
O procedimento do alistamento militar é obrigatório, como já foi comentado, por isso não pode ser adiado.
O alistamento militar online é uma maneira acessível e bastante rápida para garantir que o processo não demore mais do que alguns minutos.
Para isso, basta você seguir o passo a passo abaixo indicando a forma correta de realizá-lo:
1 – Acesse o site oficial do Alistamento Militar Online: https://www.alistamento.eb.mil.br/;
2 – Na página inicial, clique em “Quero me alistar”;
3 – A seguir, você seleciona em qual situação você se encontra – leia com atenção a sua escolha. Caso não se encaixe nestas, clique em “Alistamento Militar”;
4 – Para cadastrar-se, digite seu CPF, sua data de nascimento e o nome da mãe.
5 – Clique em “Login” e finalize o processo de inscrição para o alistamento militar.
Caso você não possua CPF, é necessário ir até a Junta de Serviço Militar para realizar o alistamento militar. Para garantir que sua ida seja eficaz até o local, tenha em mãos os seguintes documentos:
Pode ser o RG, a carteira de trabalho, o passaporte, entre outros, desde que seja atualizado.
O recrutamento militar é composto por 4 fases. O alistamento militar é o primeiro, seguido da seleção geral, da distribuição (Exército, Marinha ou Aeronáutica) e, posteriormente, a incorporação – o início do serviço militar.
Durante o processo da Seleção Geral, o candidato pode apresentar à Comissão de Seleção a sua unidade de preferência de atuação.
Obviamente, o pedido somente será atendido se o candidato se enquadrar nos perfis e padrões que são previamente estabelecidos no Exército, na Marinha e na Aeronáutica, além da própria disponibilidade de vagas.
A dispensa do Serviço Militar pode acontecer por vários motivos, sendo os principais:
Além do mais, certos estudantes podem obter a dispensa quando comprovarem a obtenção da vaga (ou mesmo já estarem cursando) determinados cursos, como a Medicina, Farmácia, Veterinária ou Odontologia.
Após a conclusão do curso, o aluno pode dar continuidade ao processo, inclusive já trabalhar dentro da área do curso no Serviço Militar.
Deixe seu Comentário