Alistamento Militar Online 2021 – Como fazer? Todo Passo a Passo aqui!

Se você completa 18 anos neste ano de 2021, é chegada a hora de realizar o alistamento militar obrigatório para os homens no Brasil.

Pouca gente sabe, mas, hoje em dia, não é mais obrigatório comparecer à junta militar para realizar o alistamento: já é possível se alistar online, em um site criado pelas próprias Forças Armadas.

Se você deseja saber mais como funciona o alistamento militar online, quem pode fazê-lo, que documentos são necessários, além de um passo a passo de como se alistar, confira este artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o processo!

O que é Alistamento Militar e quem precisa se alistar?

O que é Alistamento Militar e quem precisa se alistar?

Antes de partirmos diretamente para o alistamento online, convém entendermos o que é o alistamento e quem deve se alistar.

O alistamento militar é uma etapa que todos os jovens brasileiros do sexo masculino terão que encarar ao atingirem a maioridade, ou seja, ao completarem 18 anos.

Alistar-se não significa que o candidato irá necessariamente servir: ele está apenas inscrevendo-se para concorrer à seleção que será realizada pela Marinha, pelo Exército ou pela Aeronáutica, a depender de onde ele se alistar.

O alistamento ocorre entre os 6 primeiros meses do ano em que o jovem completar 18 anos, ou seja, de janeiro a julho, cabendo a ele dirigir-se à Junta Militar mais próxima de sua residência ou realizar o alistamento pela internet.

Ou seja, se você completa 18 anos neste ano de 2021, independente do mês, você obrigatoriamente precisa realizar o alistamento, no período mencionado acima, seja fisicamente na junta militar, seja online.

O alistamento é obrigatório!

O jovem que não se alistar receberá uma multa e ficará em dívida com o Serviço Militar, não podendo, por exemplo, tirar passaporte, prestar exame ou matricular-se em estabelecimentos de ensino, como faculdades, participar de concurso público etc.

Após o alistamento, os jovens serão convocados, em alguma data entre fevereiro e novembro, para participar da Seleção Geral, que ocorrerá presencialmente na junta militar mais próxima à residência do candidato.

Nessa etapa, ele passará por exames físicos, psicológicos, por entrevistas etc. Será decidido, então, se ele avançará nos exames, podendo vir a servir, ou se ele será dispensado do serviço militar.

Como funciona o Alistamento Militar online?

alistamento militar de 2021

O alistamento, seja ele físico ou online, é apenas a primeira etapa do processo do Serviço Militar.

Nela, o jovem inscreve-se, colocando-se apto a participar da Seleção Geral (que ocorre presencialmente, na junta mais próxima da residência do candidato), na qual serão realizados exames e entrevistas, visando avaliar se o candidato está apto a servir ou se ele está dispensado.

O alistamento online é realizado através do site oficial, desenvolvido pelas próprias Forças Armadas.

Nesse site, o candidato poderá tanto se inscrever, quanto acompanhar sua inscrição, podendo conferir a data na qual ele deverá comparecer ao quartel para a realização dos exames.

Ou seja, embora essa primeira etapa possa ser realizada online, o jovem deverá, em data a ser estipulada e divulgada no próprio site, acessando-o com os dados cadastrados, comparecer fisicamente à junta militar para a realização dos exames.

No site, você também poderá conferir o resultado do seu alistamento, ou seja, ver se você foi chamado para uma próxima etapa ou se já foi dispensado do serviço militar.

Recomendamos, portanto, que acesse o site e efetue login na plataforma diariamente.

Como fazer o Alistamento Militar online 2021?

Para realizar o alistamento on-line neste ano de 2021, é muito simples. Basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site,
  2. Já na tela inicial, você terá duas opções: “quero me alistar” e “já me alistei”. Na primeira, você poderá realizar o seu alistamento.
  3. Na segunda, acessar a plataforma, com os dados inseridos ao se alistar, para conferir a situação do seu alistamento.Como fazer o Alistamento Militar online 2021?
  4. Clicando em “quero em alistar”, você será redirecionado para uma página que deverá selecionar a opção que melhor se encaixa à sua situação. Algumas das opções são “sou o único responsável pelo sustento da minha família”, “moro no exterior e não possuo CPF” e “sou portador de necessidade especial física e aparente”. Caso não tenha nenhuma exigência especial, simplesmente aperte na última opção, “não me encaixo em nenhum dos itens anteriores, continue seu alistamento”.
    Como fazer o Alistamento Militar online 2021?
  5. Na tela seguinte, você precisará preencher as lacunas informando o seu CPF, a sua data de nascimento e o nome de sua mãe. Uma vez preenchidas as informações, simplesmente aperte em “login”.
    Como fazer o Alistamento Militar online 2021?
  6. Após isso, você deverá escolher se deseja se alistar no Brasil ou no exterior (caso esteja em outro país). Simplesmente clique na opção que se encaixe à sua realidade.Como fazer o Alistamento Militar online 2021?
  7. Na próxima tela, você precisará preencher as lacunas com algumas informações iniciais, tais como a data de nascimento e o CPF. Depois, aperte no botão laranja “validar” e preenche as próximas informações. Por fim, clique em “avançar”.
    Como fazer o Alistamento Militar online 2021?
  8. Em seguida, leia os termos de condição do alistamento, que serão exibidos na tela, e, se estiver de acordo, clique em “concordo com as condições”.
    Como fazer o Alistamento Militar online 2021?
  9. Estando aceitas as condições, você precisará agora preencher o formulário de alistamento. Preencha todas as informações requisitadas com muita atenção.
    Como fazer o Alistamento Militar online 2021?
  10. Perceba que, nesta etapa, com base nas suas informações, a junta na qual você deverá comparecer na fase de Seleção Geral já será automaticamente indicada no campo “Junta de Serviço Militar”, como mostrado na imagem abaixo (seta vermelha).
    Como fazer o Alistamento Militar online 2021?
  11. Muito cuidado ao preencher o número de telefone e o e-mail, pois servirão de meio de contato por parte das Forças Armadas. Com tudo preenchido, simplesmente aperte no botão verde “salvar”.
  12. Na próxima etapa, você precisa preencher o “formulário de anamnese médica”, informando se faz uso de algum medicamente de forma contínua, se tem alguma doença crônica, etc. Preencha tudo com muita atenção e seja verdadeiro em suas respostas, pois você precisará comprovar posteriormente caso tenha. Após preencher, desça a página, marque a opção “declaro […] que os dados apresentados por mim estão de acordo […] e aperte em “salvar”.
    Como fazer o Alistamento Militar online 2021?
  13. Feito isso, você está alistado! A página abaixo será exibida em sua tela. Anote o seu Registro de Alistamento (RA), indicado pela seta vermelha, pois ele será importante no futuro.
    Como fazer o Alistamento Militar online 2021?
  14. Clicando em “Acompanhar Alistamento”, indicado pela seta abaixo, você será redirecionado para um site em que você poderá visualizar a situação do seu alistamento, informando o seu RA ou o seu CPF. Essa opção também pode ser acessada na página da segunda etapa, clicando em “já me alistei”.
    Como fazer o Alistamento Militar online 2021?
  15. Informando seu CPF ou o seu RA e apertando em “pesquisar”, você poderá visualizar a situação do seu alistamento, como indicado na imagem abaixo.
    Como fazer o Alistamento Militar online 2021?

Consulte com frequência a sua situação, atentando-se ao aviso em vermelho, que dá orientações sobre como proceder.

Além disso, fique atento ao seu e-mail e ao seu celular, pois um aviso será enviado para eles quando o agendamento para a Seleção Geral for realizado e estiver disponível para consulta.

Veja Documentos para Alistamento Militar 2021 – Lista Completa!

O que acontece após o Alistamento Militar online?

O que acontece após o Alistamento Militar online?

Como comentamos, o alistamento é apenas a primeira etapa do processo.

Após o alistamento online, o jovem precisará ficar atento ao site para saber quando ele será chamado para participar da Seleção Geral, que virá a decidir se ele está apto a servir ou se ele será dispensado do serviço militar.

A Seleção Geral acontecerá entre fevereiro e novembro de 2021, na junta militar mais próxima à sua residência.

Fique atento ao site, entrando nele diariamente, a fim de não perder a data nem o endereço do local onde deverá ir.

Caso você tenha perdido a data de participar da Seleção Geral, dirija-se o quanto antes à junta militar mais próxima de sua residência para normalizar sua situação.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content