O alistamento militar é uma etapa muito importante na vida de todos os jovens brasileiros do sexo masculino que completam dezoito anos, uma vez que é obrigatório para eles.
Porém, há muitas dúvidas por parte dos jovens em relação a funcionamento do alistamento militar, quem deve fazer, como funciona a dispensa, etc.
Se você se encontra nessa situação e deseja saber um pouco mais sobre o alistamento militar obrigatório, não deixe de conferir este artigo completo que preparamos para você.
O alistamento militar nada mais é do que o ato de se inscrever no processo seletivo das Forças Armadas brasileiras, ou seja, do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica.
Ao se alistar, o jovem passa por uma série de exames e testes, visando determinar se ele é apto ou não a servir durante um período em um dos quartéis das Forças Armadas. Ou seja, o simples ato de se alistar não garante que o indivíduo precisará servir.
Caso selecionado, o jovem permanecerá um ano no quartel, podendo optar por seguir carreira após este período e alcançar patentes mais elevadas. Nesse um ano de serviço militar, ele receberá todo o treinamento físico e militar necessário, servindo à Pátria e assumindo um compromisso de defender o Brasil e a sua população.
A primeira etapa do alistamento é a inscrição, realizada online através do site oficial. Nela, o jovem preenche um formulário com todos os seus dados e informações pessoais. Essa etapa deve ser realizada entre janeiro e junho do ano em que o jovem completa 18 anos.
Após isso, ele será chamado, em algum momento do ano, geralmente entre fevereiro e novembro, para comparecer presencialmente no quartel a fim de realizar uma bateria de exames, testes e entrevistas.
Para isso, ele precisa ficar atento à inscrição, uma vez que a convocação é feita através da plataforma, bem como através do e-mail e do número de celular informados pelo jovem.
Após todo o processo, será decidido se o jovem será dispensado ou deverá cumprir o serviço militar no quartel.
Sim, o alistamento militar no Brasil é obrigatório para todos os jovens brasileiros do sexo masculino, que devem realizar o processo e alistamento militar no ano em que completarem 18 (dezoito) anos.
Como veremos mais adiante, o não alistamento resulta em uma série de problemas para o indivíduo, inclusive em uma multa em dinheiro.
Jovens do sexo feminino não são obrigadas a se alistar, embora elas possam, caso queiram. Veja aqui como funciona o procedimento de alistamento militar feminino, caso tenha interesse.
Uma vez que o alistamento é obrigatório, o jovem que não se alistar no tempo certo, ou seja, no ano em que completar dezoito anos, estará em dívida com as Forças Armadas e terá problemas em realizar algumas coisas.
Além, é claro, da multa em dinheiro, que cresce com o passar do tempo, sendo corrigida a cada três meses.
O jovem que não se alistar dentro do tempo estipulado não poderá:
O jovem que não for selecionado para o Serviço Militar receberá a dispensa. O resultado é divulgado no mesmo site de alistamento, efetuando login na plataforma, bem como através do e-mail e do número de celular informado no ato da inscrição.
O jovem que for dispensado deverá, ainda assim, comparecer ao quartel no qual se alistou, em data marcada e divulgada pelos próprios militares, a fim de participar da cerimônia cívica de Juramento à Bandeira.
Além disso, após o juramento à bandeira, o jovem receberá em mãos o seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Entenda mais sobre a dispensa militar aqui conosco.
Fotógrafo, ator e comunicador. Além da profissão, é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário