Alistamento Militar Obrigatório: Como funciona? Tire suas dúvidas!

O alistamento militar é uma etapa muito importante na vida de todos os jovens brasileiros do sexo masculino que completam dezoito anos, uma vez que é obrigatório para eles.

Porém, há muitas dúvidas por parte dos jovens em relação a funcionamento do alistamento militar, quem deve fazer, como funciona a dispensa, etc.

Se você se encontra nessa situação e deseja saber um pouco mais sobre o alistamento militar obrigatório, não deixe de conferir este artigo completo que preparamos para você.

Alistamento militar: o que é e como funciona?

Alistamento militar: o que é e como funciona?

O alistamento militar nada mais é do que o ato de se inscrever no processo seletivo das Forças Armadas brasileiras, ou seja, do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica.

Ao se alistar, o jovem passa por uma série de exames e testes, visando determinar se ele é apto ou não a servir durante um período em um dos quartéis das Forças Armadas. Ou seja, o simples ato de se alistar não garante que o indivíduo precisará servir.

Caso selecionado, o jovem permanecerá um ano no quartel, podendo optar por seguir carreira após este período e alcançar patentes mais elevadas. Nesse um ano de serviço militar, ele receberá todo o treinamento físico e militar necessário, servindo à Pátria e assumindo um compromisso de defender o Brasil e a sua população.

A primeira etapa do alistamento é a inscrição, realizada online através do site oficial. Nela, o jovem preenche um formulário com todos os seus dados e informações pessoais. Essa etapa deve ser realizada entre janeiro e junho do ano em que o jovem completa 18 anos.

Após isso, ele será chamado, em algum momento do ano, geralmente entre fevereiro e novembro, para comparecer presencialmente no quartel a fim de realizar uma bateria de exames, testes e entrevistas.

Para isso, ele precisa ficar atento à inscrição, uma vez que a convocação é feita através da plataforma, bem como através do e-mail e do número de celular informados pelo jovem.

Após todo o processo, será decidido se o jovem será dispensado ou deverá cumprir o serviço militar no quartel.

O alistamento é obrigatório no Brasil?

O alistamento é obrigatório no Brasil?

Sim, o alistamento militar no Brasil é obrigatório para todos os jovens brasileiros do sexo masculino, que devem realizar o processo e alistamento militar no ano em que completarem 18 (dezoito) anos.

Como veremos mais adiante, o não alistamento resulta em uma série de problemas para o indivíduo, inclusive em uma multa em dinheiro.

Jovens do sexo feminino não são obrigadas a se alistar, embora elas possam, caso queiram. Veja aqui como funciona o procedimento de alistamento militar feminino, caso tenha interesse.

O que acontece se eu não me alistar?

O que acontece se eu não me alistar?

Uma vez que o alistamento é obrigatório, o jovem que não se alistar no tempo certo, ou seja, no ano em que completar dezoito anos, estará em dívida com as Forças Armadas e terá problemas em realizar algumas coisas.

Além, é claro, da multa em dinheiro, que cresce com o passar do tempo, sendo corrigida a cada três meses.

O jovem que não se alistar dentro do tempo estipulado não poderá:

  • Obter passaporte ou prorrogar a sua validade,
  • Ingressar como funcionário, empregado ou associado em empresa, instituição ou associação oficial, oficializada ou subvencionada,
  • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios,
  • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino,
  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão,
  • Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público,
  • Exercer qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação,
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Como funciona a dispensa do serviço militar?

Como funciona a dispensa do serviço militar?

O jovem que não for selecionado para o Serviço Militar receberá a dispensa. O resultado é divulgado no mesmo site de alistamento, efetuando login na plataforma, bem como através do e-mail e do número de celular informado no ato da inscrição.

O jovem que for dispensado deverá, ainda assim, comparecer ao quartel no qual se alistou, em data marcada e divulgada pelos próprios militares, a fim de participar da cerimônia cívica de Juramento à Bandeira.

Além disso, após o juramento à bandeira, o jovem receberá em mãos o seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Entenda mais sobre a dispensa militar aqui conosco.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Além da profissão, é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content