Alistamento Militar Maceió 2020: Online Acompanhar, situação e feminino

Se você é da cidade de Maceió e completa 18 anos de idade em 2020, então, deverá fazer o alistamento militar obrigatório. Para muitos jovens, essa é a oportunidade de seguir uma carreira militar de sucesso.

No entanto, até mesmo aqueles que não tem o objetivo de seguir a carreira nessa área, devem fazer o alistamento militar. Entenda mais à respeito!

Como funciona o processo de alistamento militar Maceió 2020?

Todo jovem que completa 18 anos em 2020 tem o prazo limite até o dia 30 de Junho para se alistar. Hoje em dia, o processo de alistamento está mais tecnológico, é possível fazer isso online, o procedimento é simples, confira:

  1. Acesse o site: https://www.alistamento.eb.mil.br/
  2. Clique em “Quero me Alistar”
    Como funciona o processo de alistamento militar Maceió 2020?
  3. Selecione a categoria pela qual você se enquadra: Arrimo, Exterior, Convicção ideológica, Nome Social, Problema de Saúde ou Alistamento Militar.
    Como funciona o processo de alistamento militar Maceió 2020?
  4. Depois de selecionar a categoria preencha todos os dados solicitados.
    Como funciona o processo de alistamento militar Maceió 2020?

O procedimento é bastante simples, depois de feito, o jovem deve aguardar o agendamento para o comparecimento em um das unidades militar. É possível consultar o endereço pelo próprio site onde foi feita a inscrição através do login e da senha.

Como é feita a seleção geral?

No geral, a seleção é realizada entre os meses de Julho e Outubro. Nem todos os jovens são chamados para a segunda fase, é nesse processo que os responsáveis avaliam psicologicamente e fisicamente a aptidão de cada um para exercer alguma ocupação dentro do exército.

Enquanto isso, outros jovens recebem a dispensa da corporação, como por exemplo:

  • Excesso de contingência: devido a obrigatoriedade, o País recebe muitas inscrições de alistamento militar, por vezes, esse número supera a quantidade de vagas. Por isso, muitos jovens são liberados automaticamente;
  • Arrimo de família: quando o jovem é o grande provedor do sustento da família, desde que ele comprove isso através de documentos específicos como: comprovante de renda, certidão de casamento ou certidão de nascimento dos filhos;
  • Problemas de saúde: deficiência física e mental, além de certos problemas crônicos podem fazer com que o cidadão seja dispensado;
  • Estudantes: em casos específicos, como por exemplo: Passou em na faculdade em um curso de medicina ou vai estudar teologia, é possível pedir dispensa. No entanto, é obrigatório comprovar isso e voltar a Junta Militar de Maceió nas datas agendadas para receber o CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação) e participar da cerimônia cívica de juramento a bandeira.

Veja como fazer o alistamento em outras cidades do norte brasileiro:

Veja também como se alistar em outros estados do norte brasileiro:

 

Quais os documentos necessários para o alistamento militar Maceió 2020?

Depois de realizar a inscrição, é necessário comparecer pessoalmente no local agendado com os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (Original e cópia);
  • Certidão de nascimento ou de casamento (Original e cópia);
  • Foto 3×4 recente, deve ser colorida ou não (fundo branco ou azul);
  • Comprovante de residência (Original e cópia);
  • Certificado de naturalização ou termo de opção.

Caso já tenha se alistado fora do País ou na marinha, é necessário apresentar o certificado de alistamento.

Aqueles que não fizerem o alistamento militar não podem renovar o passaporte, fazer concurso público, ingressar no funcionalismo público, prestar vestibular nas instituições de ensino, obter carteira profissional, tirar registros de profissões liberais e outras formalidades.

Veja também como se alistar em outras cidades do norte brasileiro:

Como funciona o alistamento militar feminino em Maceió?

As mulheres não são obrigadas a realizarem o alistamento militar, entretanto, elas podem servir no regime temporário ou se tornarem militares de carreira.

Nesse caso, as interessadas devem prestar concurso de âmbito nacional para as seguintes escolas militares:

Mulheres que desejam atuar como oficial ou sargento temporário deve participar de uma seleção feita pelas Regiões Militares. As inscrições podem ser feitas através do site do exército (http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-temporario), nele estão descritas todas as vagas em aberto.

Nesse caso, as vagas são mais voltadas para médicas, dentistas, farmacêuticas, nutricionistas, contabilidade, comunicação social, enfermagem, arquitetura, psicólogas, fisioterapeutas, veterinárias e outros.

Os requisitos são a formação específica da área, serem brasileiras natas e mínimo de 1,55 de altura. O tempo de permanência na vaga é de 8 anos, não há plano de carreira para temporários.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content