Alistamento Militar Macapá 2020: Online Acompanhar, situação e feminino

Todos os jovens nascidos em 2002 deverão realizar o alistamento militar Macapá 2020. É obrigatório, portanto quem não o fizer, estará em débito com seu país.

O alistamento militar obrigatório pode ser realizado de duas maneiras: diretamente na Junta de Serviço Militar de Macapá ou através da internet. Veja aqui como se alistar, como consultar a situação do seu alistamento e descubra como as mulheres podem se alistar para servir ao exército:

Alistamento Militar Macapá 2020:  Como fazer?

A forma mais tradicional e ainda usual de se alistar ao serviço militar é indo até a Junta de Serviço Militar de Macapá. É preciso levar todos seus documentos pessoais em mãos e, ir dentro do prazo estipulado, caso contrário será necessário pagar uma multa.

Existe ainda uma outra forma de realizar o alistamento militar 2020. É possível se inscrever online, através do site www.alistamento.eb.mil.br. O cadastro é bem simples, ainda na home do site clique em “Quero me alistar”. Aparecerá em sua tela algumas opções, veja em qual você se encaixe e clique nela. Alguns jovens são dispensados do serviço militar, como por exemplo aqueles que são a única fonte de renda da família.

Para se alistar, clique em “Alistamento Militar” e prossiga colocando todas suas informações pessoais. Confira tudo e finalize o seu cadastro. Pronto! Você já está alistado!

Prazo para alistamento militar

O período de alistamento militar anualmente dura por 6 meses, sendo do início de janeiro até o final de junho. É preciso respeitar esse prazo, caso contrário terá que arcar com as consequências de estar em débito com o serviço militar, além de ter que pagar uma multa.

Mesmo quem completa 18 anos a partir do mês de julho, deve se alistar dentro do prazo pré-estabelecido.

Documentos necessários para o alistamento militar Macapá 2020

Os documentos necessários para fazer o alistamento militar Macapá 2020 são os pessoais, como RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de endereço. É preciso também fornecer dois meios de contado: número de telefone e um e-mail.

Esses documentos e dados devem ser fornecidos tanto no alistamento presencial como no  online. Caso seja presencial, deve-se ainda levar consigo 2 fotos 3×4.

Não alistei dentro do prazo em 2020, e agora?

Se você, por algum motivo não se alistou dentro do prazo, está em débito com o serviço militar. Por ser uma obrigação para os homens com mais de 18 anos, quem não o fizer, não poderá:

  • Tirar ou renovar passaporte;
  • Tirar carteira de trabalho;
  • Assumir cargos públicos, através de concurso ou não;
  • Matricular-se em uma faculdade, pública ou privada.

Para ter de volta todos esses direitos, precisará dirigir-se até a Junta de Serviço Militar para regularizar essa situação e se alistar. Leve seus documentos pessoais. No entanto, para conseguir regularizar é preciso pagar uma multa que é contabilizada por dia de atraso após o período de alistamento militar ter chegado ao fim.

Portanto, para evitar prejuízos e dores de cabeça, é importante realizar o alistamento militar obrigatório o quanto antes, não é mesmo?

Como acompanhar o alistamento militar 2020

Nem todos os jovens são convocados para servir o seu país no exército, aeronáutica ou na marinha. E, para acompanhar o andamento do seu alistamento militar 2020, acesse o site www.alistamento.eb.mil.br, o mesmo em que se alistou e clique em “Já me alistei”.

Digite seu CPF, data de nascimento e nome da sua mãe e clique em “login”. Aparecerá em sua tela todas as informações referentes ao seu alistamento, inclusive se você foi convocado ou dispensado do serviço militar.

Alistamento militar Macapá 2020 feminino

Enquanto os homens são obrigados a se alistar, as mulheres podem realizar o alistamento militar temporário, voluntário ou ainda seguir carreira no exército, aeronáutica ou marinha. Para se alistar de maneira voluntária, pode-se dirigir até a Junta Militar de Macapá. Para servir ao seu país temporariamente durante um período maior, é preciso prestar algum dos concursos.

Ao optar por seguir carreira militar, será preciso prestar um concurso para conseguir entrar em uma das escolas militares disponíveis. São elas:

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content