Alistamento Militar Joinville 2020: Online Acompanhar, situação e feminino

O processo de Alistamento Militar ocorre anualmente e é obrigatório para todo cidadão brasileiro do sexo masculino no ano em que este atinge a maioridade, ou seja, os 18 anos de idade.

Esse processo habilita tal cidadão a fazer ou não o Serviço Militar, além de fornecer o Certificado de Alistamento Militar (CAM), importante documento que será requerido ao longo de toda vida do cidadão.

Quais os requisitos básicos para o Alistamento Militar?

Para se inscrever no Alistamento Militar do próximo ano, é necessário ser brasileiro e completar 18 anos em 2020.

Como ocorre o procedimento de inscrição em Joinville?

A inscrição para o Alistamento Militar pode ser tanto de forma online quanto presencialmente.Para realizar a inscrição de maneira online, é necessário acessar o seguinte link do Ministério de Defesa:
www.alistamento.eb.mil.br
. Ao ter o site carregado, selecione a opção “quero me alistar”, como é mostrado na imagem abaixo.

Após isso, você será direcionado para a seguinte página:

Caso você não se enquadre nas cinco primeiras situações, selecione “Alistamento Militar”. Ao fazer isso, você será encaminhado para a página abaixo:

Você terá que ter seu CPF e sua Identidade em mãos para preencher as informações solicitadas. Após a conclusão do alistamento, você receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM).

Para realizar a inscrição presencialmente, será necessário dirigir-se à sede da Junta de Serviço Militar que, na cidade de Joinville, Santa Catarina, localiza-se no endereço: Rua Saguaçu, 265 – Saguaçu – 89221-010.A sede da Junta funciona de segunda a sexta, entre 8h e 13h, e o telefone para contato da instituição é (47) 3431-5052. 

Documentos necessários

Os documentos necessários para a inscrição do Alistamento Militar são os seguintes:

 

  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Documento de identidade original (RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou Certidão de Naturalização para casos de brasileiros naturalizados).;
  • Ter e-mail ativo;
  • Comprovante de residência ou declaração assinada; (necessário apenas nas inscrições presenciais).

Datas de inscrição

O período de inscrições para Alistamento Militar de 2020 ocorrerá de janeiro a junho, tanto de maneira online quanto presencialmente. Na opção da inscrição online, é possível realizar a inscrição durante todos os dias e 24 horas por dia, enquanto que na inscrição presencia apenas há a possibilidade de fazer a inscrições nos dias úteis, entre 8h e 13h.

Caso haja a perda do prazo de inscrição, o usuário terá que pagar uma multa referente ao valor de R$ 4,32. Tal valor pode se modificar para o ano de 2020.

 Acompanhamento da inscrição

Para acompanhar a situação da inscrição e visualizar se foi encaminhado ou não para servir o Serviço Militar, é necessário entrar no mesmo site onde foi realizada a inscrição, clicar em “Já me alistei” e fazer o login com seus dados. Ao ser direcionado para a outra página, selecione “Acompanhar alistamento”. Com isso, você poderá se atualizar sobre sua situação no Alistamento Militar.

Processo de seleção para o Alistamento Militar

As etapas para o Serviço Militar Obrigatório se dividem em três: Alistamento Militar; Seleção Geral e Incorporação ou matrícula.

Normalmente, entre os meses de fevereiro e novembro, ocorre a Seleção Geral. Nesse processo, os recrutas são selecionados a partir de dois fatores principais: vigor físico com a capacidade analítica e a representação de todas as classes sociais e regiões do País. Além disso, tal seleção leva em conta aspectos culturais, psicológicos e morais.
A última etapa, denominado incorporação, refere à inclusão do jovem recruta em uma Organização Militar da Ativa das Forças Armadas. 

O que acontece se eu não fizer o Alistamento Militar?

Quem não se inscrever no processo de Alistamento Militar obrigatório na seleção estará sujeito a uma multa. O cidadão que não cumprir em fazer sua inscrição também fica em débito com o Serviço Militar, o que lhe impedirá de realizar de diversos serviços públicos, como obter passaporte, carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais, matricular-se em estabelecimento de ensino, inscrever-se em concurso público ou receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual ou Municípios.

Situação das mulheres no Serviço Militar

Como já citado, o Alistamento Militar é obrigatório apenas para os homens, sendo as mulheres isentas do Serviço Militar. Porém, há a possibilidade de uma ingressão voluntária feminina no Exército.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content