Alistamento Militar João Pessoa 2020: Online Acompanhar, situação e feminino

Todos os jovens do sexo masculino que moram em João Pessoa e completam 18 anos em 2020 devem fazer o alistamento militar obrigatório.

É importante que todos fiquem atentos para não perder o prazo, pois se isso acontecer o jovem fica passível de multa militar e não poderá realizar ações simples como: obter o passaporte e outros documentos pessoais essenciais, estudar em Instituições públicas, trabalhar em empresas que pedem o certificado de alistamento, abrir conta em banco, solicitar empréstimos, prestar concurso público e outros.

Como fazer o alistamento militar João Pessoa 2020?

Antigamente, os jovens que completavam 18 anos precisam se dirigir a uma unidade de alistamento militar, porém, com o advento da internet, as coisas ficaram mais simplificadas, pois toda a inscrição pode ser feita online.

Essa é uma grande vantagem para evitar grandes filas nas unidades, pois João Pessoa possui mais de 17 mil alistamentos anualmente.

O alistamento militar pela internet pode ser feito da seguinte maneira:

  1. Acesse o site – https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  2. Clique em “Quero me alistar”;
  3. Na página seguinte, aparecerá as opções que o jovem deve selecionar conforme a sua situação, que são: arrimo, moro no exterior, convicção ideológica, nome social, problema de saúde, alistamento militar;
  4. Após preencher todas as informações solicitadas em cada caso, o jovem deve aguardar o chamado para comparecer a uma das unidades militares para se apresentar e levar os documentos informados no momento do alistamento.

No geral, os documentos necessários são: Identificação (RG, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, carteira de motorista ou carteira de trabalho), foto 3×4, CPF e comprovante de residência.

Para os candidatos que possuem outros condições especiais como arrimo, problemas de saúde ou questões estudantis, devem apresentar também os comprovantes comprobatórios exigidos em cada um dos casos e especificados no ato do alistamento.

Quando abre o alistamento militar João Pessoa 2020?

O site e as unidades militares começam a receber o alistamento dos jovens à partir do dia 2 de Janeiro de 2020, o processo se estende até o último dia útil do mês de Junho de 2020.

Após realizar o cadastro, os jovens podem ser chamados a qualquer momento para comparecer a uma unidade militar, mas no geral, isso ocorre entre os meses de Julho a Outubro.

É preciso ficar atento ao site ou as formas de contato fornecidas no momento do alistamento.

Requisitos para fazer o alistamento militar João Pessoa 2020

Independente de qualquer coisa, todos os homens que completam 18 anos em 2020 devem fazer alistamento militar. Não importa sobre quaisquer circunstâncias eles estejam.

Existem diversas categorias para aqueles que não se enquadram no perfil buscado pelo serviço militar, entre eles:

  • Arrimo: destinado para os jovens que não podem se ausentar para servir as forças armadas, pois ele é o principal mantenedor da família;
  • Problemas de saúde: jovens que possuem doenças físicas ou psicológicas são dispensados do serviço militar mediante atestado médico;
  • Estudantes que comprovadamente estão estudando medicina ou teologia podem ser dispensados à princípio, mas devem prestar contas a unidade militar quando chamados.

A maioria dos jovens são dispensados dos serviços militares por excesso de contingência, como no Brasil o alistamento é obrigatório, é natural que se receba mais inscrições do que o número de vagas possa comportar.

Como funciona o alistamento militar para mulheres em João Pessoa?

Como funciona o alistamento militar para mulheres em João Pessoa?

As mulheres também podem servir as forças armadas, só que no caso delas, é voluntariamente.

Existem duas formas de fazer isso: Profissionais de carreira ou profissional temporário.

Para ingressar tanto no exército, marinha ou aeronáutica, é necessário que as mulheres realizem concurso público através das escolas militares que se diferem conforme a formação da jovem, são elas:

Para saber as datas e locais das provas para o alistamento militar feminino, é necessário entrar em contato com as escolas diretamente.

Os requisitos para ingressar são: Ser mulher, brasileira, ter no mínimo 1,55 e idade mínima de 16 anos que pode variar de acordo com a escolaridade.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content