Alistamento Militar Fortaleza 2021 – Detalhes sobre o Processo

O alistamento militar é um dever de todo cidadão brasileiro do sexo masculino de 18 anos de idade. Esse processo ocorre todo ano e em 2021 os brasileiros que se tornam maiores de idade em Fortaleza também devem se inscrever. Aqueles que descumprem o prazo ficam sujeitos a punições.

Os brasileiros que forem chamados para o Tiro de Guerra recebem um treinamento de 12 meses, onde aprendem sobre o exercício da carreira militar geral e específica da área que escolherem: Marinha, Aeronáutica ou Exército.

Confira abaixo mais detalhes sobre o processo de inscrição para 2021 em Fortaleza.

Onde fazer Alistamento Militar Fortaleza 2021?

Alistamento Militar Fortaleza 2021

Em Fortaleza, a Junta Militar fica localizada na Avenida Prof. Gomes Brasil, número 555. Você pode se dirigir a este local para fazer seu alistamento tranquilamente!

Cidadãos de Fortaleza que estiverem fora do Brasil no período de alistamento devem procurar um consulado ou embaixada do Brasil no país em que estiver e portar os seguintes documentos:

  • Uma foto 3x4cm, sem edições ou retoques (recente),
  • Documento de identificação com foto,
  • Certidão de nascimento.

É possível ainda fazer o alistamento no Serviço Militar pelo site oficial.

Para se cadastrar online é necessário estar com o CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, RG e um endereço de e-mail ativo em mãos. Preencha o formulário com os dados solicitados.

Dentro de 30 dias, os candidatos receberão um e-mail ou mensagem de texto pelo celular com detalhes sobre o processo seletivo geral.

Os moradores de centros urbanos são os primeiros a serem contatados. Candidatos que moram em regiões afastadas do centro somente participarão da seleção geral no segundo semestre.

Nesse momento, os candidatos são informados sobre a dispensa ou não do serviço militar. Em geral, dos 3 mil homens inscritos, apenas 100 são convocados ao  Tiro de Guerra. O restante pertence ao Excesso de Contingente.

Documentos necessários

alistamento militar como fazer

Para se alistar no Serviço Militar, são exigidos os documentos abaixo:

  • Documento oficial com foto (RG, passaporte, carteira de trabalho ou carteira profissional),
  • Certidão de nascimento,
  • Documento de brasileiro naturalizado,
  • Comprovante de residência.

Situações especiais de alistamento

Alistamento Militar Fortaleza 2021

Certos casos no processo de alistamento merecem cuidado!

Perder o prazo

Jovens que perderem o prazo para o alistamento ficam sujeitos a diversas restrições como:

  • Não podem concorrer em concurso público,
  • Não podem votar,
  • Não podem tirar ou estender a validade o passaporte,
  • Não podem se matricular em universidade pública,
  • Não recebem premiação em nome de órgãos do governo.

Além disso, o cidadão precisa pagar uma multa que varia em função do tempo em que está que perdeu a data do alistamento.

Determinadas graduações

Alistamento militar feminiono como funciona

Se o candidato estiver cursando Medicina, Farmácia, Veterinária ou Odontologia ao completar dezoito anos, ele pode adiar o alistamento para quando tiver concluído o curso.

Quando receber o diploma, o cidadão irá concorrer à seleção para servir a Pátria como oficial temporário em uma das carreiras em que for graduado.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content