Alistamento militar Fortaleza 2020: Online, acompanhar situação

Jovens que completam ou vão completar 18 anos no ano de 2020 e moram em Fortaleza, devem ficar atentos as datas de inscrição do Alistamento Militar na cidade, caso contrário, poderão ter vários problemas e serem impedidos de executarem algumas funções simples.

Todos os anos o alistamento é obrigatório para jovens de 18 anos que queiram ou não seguir a carreira militar. Quer saber informações completas sobre como funciona o procedimento, como se alistar, como acompanhar sua inscrição e muito mais? Veja aqui tudo isso e mais um pouco.

Alistamento militar Fortaleza 2020: o que você precisa saber!

Caso já tenha feito ou esteja completando 18 anos no ano de 2020, você deverá comparecer até o quartel mais próxima ou executar o processo de alistamento o quanto antes. Mulheres que tem interesse em seguir a carreira militar nas forças armadas, também devem estar atentas as mesmas datas e procedimentos.

Lembre-se que se você fizer a inscrição depois dos 6 meses que virão, estará automaticamente dentro da inscrição do ano que vai chegar, no caso, 2021. Por meio do site oficial do alistamento militar você pode ter informações completas sobre todo o processo, leia mais abaixo.

Se você perder o prazo de alistamento, será necessário ir até a Junta de Serviço Militar localizada mais perto da sua casa e fazer o pagamento do valor de R$3,71, seja por meio da agência do Banco do Brasil ou dos Correios.

Caso esteja fora do Brasil, deverá ir até o consulado local e realizado o alistamento da mesma forma, então, quando voltar ao Brasil, deve ir até a Junta Militar mais próxima e regularizar a situação. Caso isso não aconteça, você ficará impedido de:

  • Tirar seu passaporte ou renová-lo;
  • Conseguir fechar contrato com qualquer empresa como funcionário ou prestador de serviços;
  • Fazer qualquer tipo de contrato com o Governo Federal;
  • Fazer matrícula ou exame em um estabelecimento de ensino;
  • Tirar sua carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, fazer sua matrícula ou inscrição para função, licença ou profissão específica;
  • Fazer uma inscrição para concurso público;
  • Receber um prêmio ou favor do governo ou município.

Como fazer o alistamento em Fortaleza (Documentos)

Para realizar o seu alistamento militar e ficar em dia com sua obrigações militares, na cidade de Fortaleza, você deve comparecer até a Junta de Serviço Militar e levar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento, casamento, documento de identidade (seja seu RG, carteira de trabalho, passaporte, carteira de identificação funcional ou carteira de motorista);
  • Caso seja naturalizado, deve levar a certidão ou documento de naturalização;
  • Se for índio deverá levar o seu registro de emancipação;
  • 2 fotos em tamanho 3×4;
  • Comprovante de residência atualizado.

Depois de levar seus documentos na Junta Militar de Fortaleza, você receberá o CAM – Certificado de Alistamento Militar, assim, será apresentado para a seleção geral ou para dispensa de incorporação.

Mesmo quem não irá servir o exército deve comparecer, pois só assim conseguirá o certificado de dispensa. Ele é muito importante para tirar o seu Certificado de Reservista

Locais para o alistamento militar em Fortaleza

A junta militar da cidade de Fortaleza também é responsável pelas cidades em seu entorno.

  • JSM 25/142 – FORTALEZA (PARANGABA)
  • Endereço: AV PROF GOMES BRASIL, 555-SALA,  Fortaleza – CE – CEP:
  • Estado: CE
  • Código da Cidade: 230440

Veja também como se alistar em outros estados brasileiros:

Estou fora do brasil: como fazer o alistamento?

Você deverá comparecer no consulado Brasileiro ou embaixada do Brasil no país em que estiver portando os seguintes documentos:

  • Uma fotografia 3x4cm de frente, sem edições ou retoques(colorida ou preto e branco);
  •  Documento de identificação com foto;
  • Certidão de nascimento ou equivalente;
  • No caso de brasileiro naturalizado ou nato que optou pela nacionalidade brasileira, o Certificado de Naturalização ou Certidão do Termo de Opção.  (Mais informações no site do EB)

Alistamento militar online: como acompanhar?

Quer acompanhar o processo de maneira online de seu alistamento, tudo de um jeito fácil, simples e muito rápido? Tudo o que você vai precisar é o seu número de CPF em mãos e claro, ter se cadastrado já no processo de alistamento, independente se for marinha, aeronáutica ou exército.

  1. Vá até o site oficial do Alistamento, que é: https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  2. Depois, clique ali na opção presente que é “Já me alistei”;
  3. Desse modo, preencha as opções necessárias que são requisitadas, no caso, seu número de CPF, data de nascimento e o nome de sua mãe, depois, clique em “Login”.

Agora, você já pode acompanhar o seu processo completo diretamente pelo site já designado, além de ter o acesso a outras informações importantes, ver se existe alguma documentação pendente ou outras questões que lhe deixam com dúvidas.

Se você não fez sua inscrição e não quer perder o prazo da inscrição, saiba que o processo pode ser feito de modo online, veja algumas instruções abaixo:

  1. Acesse o site oficial já repassado antes: https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  2. Clique então na opção “Quero me alistar”;
  3. Depois disso, você deve ir até a nova página e ver qual é a sua situação em relação ao alistamento (se quer servir, se tem problemas de saúde, se mora no exterior, se não quer servir e outras);
  4. Depois, de acordo com a escolha que fizer, você deve preencher os dados requisitados, que são o seu número de CPF, data de nascimento e o nome da mãe, depois lembre-se de clicar no botão “Login”.

Pronto, agora você estará finalmente no processo de alistamento.

Dispensa militar: como acontece?

Alguns motivos principais podem ser o seu motivo de dispensa do exército, veja alguns deles abaixo:

  • Excesso de inscrições: quando há mais pessoas querendo se alistar do que o comum, desse modo, muitas pessoas são liberadas logo de primeira;
  • Arrimo: é assim dito quando você é o único que sustenta sua família, é preciso levar documentos que comprovem essa situação financeira;
  • Problemas de saúde: sejam eles físicos, mentais ou crônicos, nesse caso, é comum que se seja liberado;
  • Estudantes: uma das opções em que não é 100% de certeza, porém, é comum que jovens que estão matriculados ou tem um plano de carreira já consolidado, sejam dispensados do serviço militar logo de primeira.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Além da profissão, é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content