Alistamento Militar Florianópolis 2020: Online Acompanhar, situação e feminino

O alistamento militar Florianópolis 2020 é destinado para todos os jovens que completam 18 anos entre janeiro e dezembro de 2020. O procedimento para se inscrever é bem simples e, nem todos são convocados a servir, pois muitos deles acabam sendo dispensados. Contudo, realizar o alistamento dentro do prazo é fundamental!

É possível se alistar a partir do dia 02 de janeiro de 2020 até o último dia do mês de junho. São 6 meses e é possível se inscrever tanto presencialmente na Junta de Serviço Militar como através da internet no site da Diretoria de Serviço Militar. Aqui neste artigo você verá como fazer o alistamento militar Florianópolis 2020 e como acompanhar. Além também de descobrir como as mulheres podem servir ao exército:

Alistamento Militar Florianópolis 2020: Como fazer?

Existem duas formas de realizar o alistamento militar Florianópolis 2020. A primeira e mais tradicional, é se dirigir até a Junta de Serviço Militar mais próxima. É importante levar consigo os documentos pessoais na hora de realizar sua inscrição.

A outra forma de fazer o alistamento militar obrigatório 2020 é pela internet. Esse é o meio mais prático e rápido. E o melhor, é que pode ser feito de qualquer lugar, até mesmo se o candidato estiver fora do país. Para fazer o alistamento online acesse o site www.alistamento.eb.mil.br e clique em “Quero me alistar”.

O cadastro é bem simples e deve ser preenchido com cuidado e atenção. Na primeira tela, será preciso clicar na situação que mais se encaixa com você. Caso nenhuma delas se encaixe, clique em “Alistamento Militar” e prossiga seguindo as informações da tela.

Prazo para alistamento militar

Todos os anos o prazo para a realização do alistamento militar obrigatório é o mesmo: 6 meses, entre 02 de janeiro até o último dia do mês de junho. Caso o jovem que complete 18 anos em 2020 não faça o alistamento dentro desse período, poderá realizá-lo posteriormente, no entanto somente presencial e pagando uma multa.

Documentos necessários para o alistamento militar Florianópolis 2020

Para realizar o seu alistamento militar Florianópolis 2020, online e presencial, tenha em mãos o RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de endereço. Será preciso informar também um número de telefone e e-mail para contato. No alistamento presencial leve 2 fotos 3×4.

Não alistei dentro do prazo em 2020, e agora?

Quem não se alistar estará em débito com o serviço militar e o seu país. E, sem o comprovante de alistamento militar obrigatório (convocação ou dispensa), estará impedido de:

  • Tirar ou renovar passaporte;
  • Tirar carteira de trabalho;
  • Assumir cargos públicos, através de concurso ou não;
  • Matricular-se em uma faculdade, pública ou privada.

É possível regularizar essa situação dirigindo-se até a Junta de Serviço Militar mais próxima munido de seus documentos pessoais (os mesmos listados acima). Além disso, terá que pagar a multa de atraso, que é calculada por dia de atraso. Portanto, se perder o prazo, é bom ir o quanto antes regularizar. Caso contrário terá muitas dores de cabeça e um grande prejuízo financeiro.

Como acompanhar o alistamento militar 2020

Fazer o alistamento militar obrigatório não significa que você irá obrigatoriamente servir ao país. Para acompanhar a situação, acesse o mesmo site onde se alistou, o www.alistamento.eb.mil.br e clique em “Já me aliste”. Para realizar a consulta digite seu CPF, data de nascimento e o nome da sua mãe. Clique em “login” e aguarde o resultado.

Alistamento militar Florianópolis 2020 feminino

As mulheres também podem servir ao país, no entanto não é obrigatório. Quem desejar fazê-lo poderá se alistar na Junta Militar como voluntário, realizar concurso para militar temporário ou seguir carreira.

Quem deseja seguir carreira no exército, aeronáutica ou marinha precisa ter muita dedicação. O primeiro passo é prestar o concurso para conseguir a vaga em alguma das escolas militares, sendo elas:

Mesmo sendo voluntário, as mulheres e homens são tratados igualmente, seja qual for a Força Armada que irá atuar.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content