O alistamento militar anual é obrigatório no Brasil para todos os homens, que precisam se alistar no ano em que completam 18 anos. Dessa forma, todos os anos, milhares de jovens se alistam nas Forças Armadas brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica).
As mulheres estão isentas do alistamento obrigatório, mas isso não significa que elas estão proibidas de participar das forças armadas.
Para quem tem interesse em atuar em uma das forças, existem duas formas: o alistamento voluntário e os concursos públicos.
Se você é mulher e pretende ingressar no Exército, Marinha ou Força Aérea em 2021, veja aqui mais informações sobre o processo.
As formas de ingresso nas Forças Armadas Brasileiras para mulheres são o alistamento voluntário e os concursos públicos, para quem quer seguir carreira.
Vejamos quais os procedimentos para cada uma das forças:
O serviço militar temporário do exército é feito através do site oficial da corporação. Acesse o site e verifique quais processos seletivos estão com vagas abertas.
Escolha o concurso de sua escolha e clique nele para se inscrever.
O período de serviço é de, normalmente, 12 meses, podendo ser prorrogados de acordo com o interesse das partes.
Cada processo seletivo terá requisitos próprios, de acordo com a vaga.
Outra forma de alistamento é comparecer até a Junta de Serviço Militar mais próxima.
Para que pretende seguir carreira, é necessário participar de concursos em âmbito nacional em alguma escola militar:
Assim como no alistamento temporário, as escolas de formação do exército terão requisitos próprios, de acordo com a vaga e função pretendida.
A Marinha do Brasil também está aberta para oficiais temporários.
Para concorrer a uma vaga, é necessário ter idade entre 18 e 45 anos e ensino superior. O tempo máximo de prestação de serviço é de 8 anos.
Os interessados devem fazer sua inscrição através do site da Marinha.
Existem vagas tanto para quem tem o nível médio quanto para nível superior, com oportunidades nas áreas de informática, saúde, manutenção, administração, entre outras.
Para quem deseja seguir carreira, o caminho é fazer um curso de formação integrado à Escola Naval da Marinha. Existem as seguintes opções:
No site da Força Aérea, é possível obter informações sobre os processos seletivos visando preencher as vagas temporárias e de carreira.
Entre as possibilidades de curso estão:
Cada um desses processos têm diferentes requisitos, que mudam de acordo com o curso e vaga pretendida.
Em geral, os requisitos básicos para o ingresso nas Forças Armadas é o seguinte:
A documentação necessária é composta de um documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho), duas fotos 3×4 recentes, comprovante de residência e de escolaridade, quando for o caso.
Agora que você já sabe como ingressar nas forças armadas, fique de olho para os editais e prazos do alistamento feminino em 2021 para não perder a oportunidade.
Deixe seu Comentário