Alistamento Militar Duque de Caxias 2020: Online Acompanhar, situação e feminino

O alistamento militar é obrigatório para todo brasileiro do sexo masculino que completar dezoito anos. Por isso, aqueles que se tornarão maiores de idade perante a lei brasileira em 2020 devem ficar atentos as regras e prazos para fazer o alistamento. O descumprimento da lei gera multa.

O alistamento militar dá acesso ao treinamento em Organização Militar da Marinha, Exército ou Aeronáutica e tem por objetivo dar a oportunidade do brasileiro servir a Pátria. Confira abaixo como é o processo de inscrição para 2020 de Duque de Caxias e demais informações relevantes.

Inscrição

Em qualquer lugar do Brasil, o alistamento de todo brasileiro que completar dezoito anos em 2020 é obrigatório e deve se inscrever nos primeiros 6 meses do ano (de janeiro a junho). O cadastro pode ser feito pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou pessoalmente em uma Junta do Serviço Militar mais próximo da sua residência.

Pelo site, preencha o formulário de alistamento militar, clique em “Quero me alistar” e selecione as opções que se encaixam no seu perfil. Em seguida, informe seu CPF e cadastre os dados pessoais solicitados. Se você já possui um cadastro e quer verificar sua situação, clique em “Já me alistei” e informe os dados de sua conta.

Requisitos básicos

Como mencionamos, há alguns requisitos que devem ser cumpridos para se alistar no exército, marinha ou aeronáutica brasileira:

  • Ser brasileiro ou naturalizado;
  • Ser do sexo masculino;
  • Ter completado dezoito anos.

No entanto, mulheres podem se alistar voluntariamente se tiverem completado dezoito anos.

Documentos

Os documentos requeridos para se cadastrar pela Junta do Serviço Militar são:

  • Certidão de nascimento;
  • Documento de brasileiro naturalizado por opção;
  • Comprovante de residência ou declaração assinada;
  • Documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou documento púbico que possa ser usado para sua identificação).

Situações

Há alguns casos especiais em relação ao alistamento. Confira:

Se você perdeu o prazo

Quem não se alista no serviço militar durante o período perde alguns direitos, como:

  • Obtenção do passaporte ou prorrogação do mesmo;
  • Ingressar como funcionário ou prestador de serviço em qualquer órgão público ou privado;
  • Prestar processo seletivo ou se matricular em qualquer instituição de ensino;
  • Fazer carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais;
  • Inscrever-se em concurso público;
  • Receber qualquer prêmio ou favor em nome do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Para resolver a situação, você deve comparecer a Junta do Serviço Militar mais próximo, pagar a multa e realizar o seu alistamento. O prazo para se alistar é até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos de idade.

Veja também como se alistar em outras cidades do Rio de Janeiro:

Se você cursa Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária

Se quando completar dezoito anos, você estiver cursando uma das carreiras acima você pode adiar o alistamento até o término do curso. Ao final, concorrerá a seleção para servir a Pátria como oficial temporário médico, farmacêutico, dentista ou veterinário.

Se você é portador de necessidade especial, deficiência física ou mental

Ainda assim, o alistamento é obrigatório para brasileiros do sexo masculino com dezoito anos.

Se você possui deficiência visual

Mediante apresentação do parecer médico para a Junta do Serviço Militar, você pode solicitar o Certificado de Isenção (CI).

Portador de incapacidade absoluta

Nestes casos, o portador de capacidade absoluta pode ser representado por terceiro, um tutor ou curador legal, com apresentação de documento competente.

Mulheres

Para as mulheres, é possível ingressar no Exército Brasileiro voluntariamente, como militar de carreira ou temporário. No entanto, devem ser cumpridos critérios de conveniência e depende das oportunidades de cada Força Armada.

Atuação

As mulheres do Exército Brasileiro podem atuar tanto no país como no exterior, e ocupar cargos nos Quartéis-Generais, Organizações Militares de Saúde, Estabelecimentos de Ensino e órgãos de assessoria do Exército.

Há mulheres que ocupam o oficialato superior, como tenente-coronel. No entanto, a maioria delas atuam como sargento, oficial, tenente, capitã e major. Além disso, as mulheres também podem participar de Missões de Paz.

Como participar

Para se inscrever no Exército Brasileiro, as mulheres podem prestar o concurso de Âmbito nacional para as seguintes escolas militares:

  • Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx);
  • Escola de Saúde do Exército (EsSEx);
  • Instituto Militar de Engenharia (IME);
  • Escola de Sargentos de Logística (EsSLog).

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content