Alistamento Militar Curitiba 2020 – Online, acompanhar situação e feminino

Para meninos que farão 18 anos em 2020, é preciso ficar atento ao alistamento militar, que é obrigatório, independente se estamos falando do Exército, Marinha ou Aeronáutica. Se você quer ou não seguir a carreira militar, deverá de qualquer modo comparecer ao alistamento para cumprir sua obrigação.

Quer saber mais sobre o alistamento militar em Curitiba no ano de 2020? Veja aqui informações completas sobre datas, informações importantes, documentação e tudo para que realize esse procedimento sem complicações.

Como fazer meu alistamento militar?

Para fazer o seu alistamento militar deverá ficar atento primeiramente aos prazos e procedimentos necessários, veja abaixo o que deve levar consigo e informações importantes para não errar na hora de cumprir essa obrigação!

Mulheres não são obrigadas a se alistar, porém caso queiram, o procedimento vai variar de acordo com cada área disponível. Caso queira se alistar de forma voluntária, basta seguir o procedimento abaixo.

Você deve comparecer na Juntar Militar de Curitiba no período indicado, que geralmente costuma ser do início de janeiro até o final de junho, lembre-se de levar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Carteira de identidade;
  • Certificado de naturalização ou termo de opção;
  • Certificado de alistamento militar – caso já tenha se alistado em outro local além do Brasil ou na marinha;
  • Foto 3×4 (fundo branco ou azul);
  • Comprovante de residência.

Essa seleção costuma ser feita entre os meses de julho e outubro, sendo alguns dos participantes liberados logo de primeira ou selecionados para a segunda fase. Nessa outra fase de seleção, os jovens passarão por uma série de avaliações psicológicas e físicas para verificar se estão aptos a exercer essas funções.

Veja também como se alistar em outros estados brasileiros:

Alistamento militar online: como acompanhar

Em algumas cidades do Brasil nesse ano o alistamento poderá ser feito rapidamente de forma online, basta que o jovem tenha o CPF em mãos.

Vale lembrar que o procedimento abaixo vale tanto para a aeronáutica, marinha e exército. Veja abaixo como realizar o procedimento de alistamento no passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  2. Lá você deve clicar em “Quero me Alistar”;
    Alistamento militar online: como acompanhar
  3. Você será redirecionado para uma nova página que deve responder sobre qual é sua situação em relação ao alistamento militar;
    Alistamento militar online: como acompanhar
  4. Após alguns passos dependendo da escolha que fizer, deverá preencher com o seu número de CPF, com a data de nascimento e com o nome de sua mãe, clique então em “Login”.
    Alistamento militar online: como acompanhar

Agora, se você já realizou o seu alistamento e quer acompanhar a situação, basta realizar o passo a passo abaixo:

  1. Vá para a página oficial: https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  2. Depois clique na opção “Já me alistei”;
  3. Agora, você deverá preencher as opções requeridas, que são o seu número de CPF, data de nascimento e o nome da mãe, clique então em “Login”.

Como funciona a dispensa militar?

Geralmente a dispensa militar é feita por meio de algumas formas, são essas as mais comuns:

  • Excesso de contingência: é normal que existam muito mais inscrições do que o previsto, então, algumas pessoas são liberadas de primeira;
  • Arrimo: se você é a única pessoa que sustenta a sua família, é possível pedir liberação – mas é preciso documentos que comprovem sua situação, seja um comprovante de renda, certidão de nascimento dos filhos e outros;
  • Problemas de saúde: se você tem problemas crônicos de saúde, deficiência mental/física, poderá ser dispensado;
  • Estudantes: não é 100% garantido, mas geralmente se é dispensado após comprovar que passou em uma faculdade ou está com intenções de seguir uma carreira profissional diferente.

Depois disso, você deverá voltar à Junta Militar de Curitiba na data que foi agendada para participar da cerimônia cívica de Juramento à Bandeira e então receber o seu Cerificado de Dispensa de Incorporação – CDI.

E se eu não me alistar? O que acontece?

Caso não se cadastre no alistamento dentro da data e não compareça até a Junta Militar, você receberá uma multa, da qual estará proibido de fazer várias funções e atividades, veja abaixo quais são elas:

  • Tirar passaporte ou renovar;
  • Entrar em uma empresa como funcionário, empregado ou associado;
  • Assinar contrato com o Governo Federal, estadual, dos territórios ou dos municípios;
  • Fazer exame ou se matricular em uma instituição de ensino;
  • Tirar a carteira profissional, diploma, se matricular ou fazer a inscrição para qualquer função ou profissão;
  • Se inscrever em concurso para provimento de cargo público;
  • Exercer qualquer título, qualquer função pública ou cargo público, eletivo ou de nomeação;
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, estadual dos territórios ou municípios.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Um comentário

Deixe seu Comentário

WebGo Content