Alistamento Militar Campos dos Goytacazes 2020 – Online Acompanhar, situação e feminino

O alistamento militar Campos dos Goytacazes 2020 é obrigatório para os jovens que completam 18 anos. A inscrição pode ser feita na Junta Militar ou online. Para os homens, é obrigatório e para as mulheres é facultativo.

Aqui neste artigo você aprenderá como realizar o procedimento do alistamento militar e como acompanhar a situação. Veja também como realizar o alistamento militar feminino:

Entenda o alistamento militar Campos dos Goytacazes

O alistamento militar Campos dos Goytacazes é obrigatório para todos do sexo masculino que nasceram em 2002. Ou seja, que completam 18 anos em 2020. A inscrição pode ser feita pessoalmente na Junta Militar ou online.

As mulheres não são obrigadas a servir ao país, no entanto, podem de maneira voluntária ou seguir carreira militar.

Através do site é possível acompanhar a situação do seu alistamento militar. Apesar de ser obrigatório, nem todos os alistados serão convocados para servir. Muitos dos jovens são dispensados do trabalho militar obrigatório.

Como fazer alistamento militar online

O alistamento militar online é feito no site https://www.alistamento.eb.mil.br/. Basta abri-lo e clicar em “Quero me alistar”.

Em seguida, clique na opção que você mais se identifica, sendo elas:

  • Arrimo – “sou o único responsável pelo sustento da minha família”;
  • Nome social – “quero me alistar utilizando nome social”;
  • Exterior – “moro no exterior e não possuo CPF”;
  • Problema de saúde – “sou portador de necessidade especial física e aparente”;
  • Alistamento militar – “não me encaixo em nenhum dos itens anteriores, continue meu Alistamento”.

As 4 primeiras opções garantem a dispensa do serviço militar. Caso você não se encaixe em nenhuma delas, clique na última “Alistamento Militar”. Lembre-se: mesmo se alistando, ainda pode ser dispensado.

Preencha com os dados solicitados e conclua sua inscrição online do alistamento militar Campos dos Goytacazes 2020.

Quando devo fazer o alistamento militar?

A inscrição deve ser feita por todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2020. Independente da data de nascimento, o alistamento militar deve ser feita entre o início de janeiro e final de junho.

Se perder o prazo, terá que enfrentar alguns problemas e ainda pagará uma multa para regularizar sua situação.

Riscos em não fazer o alistamento militar

O serviço militar é obrigatório para jovens com 18 anos, portanto, quem não se alistar ficará em dívida com o seu país. E, quem possui essa dívida não poderá:

  • Matricular-se no ensino superior ou técnico;
  • Assumir cargos públicos;
  • Tirar carteira de trabalho;
  • Assumir emprego com carteira assinada.

Entre outros prejuízos. Para regularizar essa situação é necessário fazer o alistamento militar. Porém, como está fora do prazo (atrasado) haverá uma multa que deve ser paga para poder concluir a inscrição. O valor é variável, já que é calculada por dia de atraso. Ou seja, quanto antes fazer o alistamento militar, melhor!

Como acompanhar o alistamento militar Campos dos Goytacazes?

Para saber a situação do seu alistamento militar, acesse novamente o site https://www.alistamento.eb.mil.br/. Clique em “Já me alistei” e preencha com os dados pessoais solicitados.

Aparecerá na tela a situação do seu alistamento militar, informando se você foi convocado ou dispensado.

Alistamento militar feminino: como funciona?

As mulheres não são obrigadas a atuar no serviço militar. No entanto, quem desejar poderá se alistar como voluntária, temporária ou como seguir carreira militar.

Cada um desses casos há uma maneira diferente de ingressar. Inclusive, são válidos também para homens que tenham mais de 18 anos e queiram servir ao país.

O alistamento militar voluntário pode ser feito na junta militar e tem o mesmo programa de treinamento que o alistamento militar obrigatório. No entanto, a participação voluntária fica a critério de conveniência e oportunidade de cada cada uma das três Forças Armadas.

Já o serviço militar temporário é ideal para quem quer ingressar como sargento ou oficial. Para isso é necessário realizar um processo seletivo. Veja os processos seletivos abertos aqui/; http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-temporario.

Para seguir carreira militar, as mulheres e homens devem prestar o concurso para uma das escolas militares. O concurso é de âmbito nacional. As escolas são:

 

Rafaela Mustefaga

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content