Alistamento Militar Brasília 2021: Como funciona, Como fazer, Seleção

O serviço militar obrigatório é um dos deveres do cidadão brasileiro. O jovem de 18 anos precisa se alistar e prestar os serviços designados no processo de avaliação do serviço para conseguir e manter direitos de cidadão.

Entenda como acontece o processo de Alistamento Militar em 2021 para a capital do país, Brasília.

Como funciona Alistamento Militar?

Apresentar-se à junta militar apenas é obrigatório para homens de 18 anos e, apesar do medo de ser alistado, não necessariamente todos serão selecionados.

Tirando algumas exceções de pessoas que não queriam e foram chamadas, a maioria do contingente recrutado nessas épocas é de jovens que optaram e aceitaram entrar.

A novidade nos últimos anos é a de que agora as mulheres com 18 anos também podem prestar serviço militar no recrutamento obrigatório. Veja aqui nosso guia completo nesse caso.

A medida foi aprovada pelo Senado e entrou em vigor dando a possibilidade para as mulheres de fazerem parte do corpo de militares brasileiros.

O Exército emprega uma variedade grande de profissionais e militares nas mais diversas funções, contando com academias e escolas internas para aqueles militares que desejam se especializar em serviços internos.

E apesar de concorridas, as academias possuem uma qualidade muito grande de ensino, além de formar profissionais do Exército Brasileiro que contribuem em cargos de alta remuneração.

Como fazer Alistamento Militar Brasília 2021?

Como fazer Alistamento Militar Brasília 2021?

Se você está para fazer 18 anos, ou já fez, no ano de 2021, é necessário se informar a respeito dos processos e das etapas para concluir o seu alistamento.

Atualmente, o serviço está deveras facilitado já que basta entrar no site do alistamento facilitado e começar o processo.

Também é possível ir a uma junta militar mais próxima e falar com os responsáveis sobre o alistamento de jovens.

No site, siga o passo a passo a seguir para concluir o início do processo cadastral para o alistamento 2021:

  1. Entre no site e selecione a opção “Quero me alistar”. Caso já tenha se alistado e queira conferir o status atual do processo de alistamento basta clicar na outra opção “Já me alistei”.Como fazer Alistamento Militar Brasília 2021?
  2. Na tela seguinte, escolha a opção que se encaixa no seu perfil e siga para o cadastro.Como fazer Alistamento Militar Brasília 2021?
  3. No final preencha o formulário com seus dados pessoais como CPF, data de nascimento, nome da mãe, de forma correta, e estará pronto seu cadastro.Como fazer Alistamento Militar Brasília 2021?

Para realizar o processo pessoalmente, na junta militar, será necessário estar munido de alguns documentos obrigatórios como: 

  • Certidão de Nascimento,
  • Documento de brasileiro naturalizado por opção,
  • Comprovante de residência ou declaração autorizada,
  • Documento de identificação oficial com foto, que pode ser RG, CNH, Carteira de trabalho, carteira profissional, carteira de identificação funcional ou documento público.

Em seguida, o processo de alistamento começa e você poderá ser convocado para as análises de saúde e capacidade física de fevereiro a novembro, por isso fique atento ao estado do seu processo de alistamento.

Seleção

Alistamento Militar Brasília 2021

Geralmente, é no começo do processo que aqueles escolhidos para fazerem parte do contingente são arrebatados, sendo assim fica um pouco mais difícil de ser chamado se a sua avaliação presencial ficar para os meses mais tardios.

Quando for convocado ao quartel, para realização do processo de avaliação física, de saúde e pessoal, será necessário comparecer a unidade militar da sua convocação, no horário estipulado.

Durante a avaliação, o jovem passará por testes físicos feitos por médicos do corpo militar, que comprovarão a capacidade de reflexo, força e resistência de forma rápida e simples.

Além disso, será verificada a saúde corporal do avaliado, checando sua massa corporal, saúde dentária, entre outros, dependendo de quem fará a avaliação e onde fará.

O processo dura longas 2 ou 3 horas e nele o alistado também passará por algumas cerimônias do exército para realizar o juramento à bandeira e declarar seu comprometimento com o país.

Alistamento militar feminino

Por fim, um entrevistador perguntará se o alistado deseja realmente entrar no contingente ou se prefere continuar sem realizar o serviço obrigatório. Também será questionado a respeito dos estudos e da situação financeira atual.

Todos os alistados são liberados do serviço em conjunto depois de realizarem o juramento e agora poderão conferir o estado do processo pelo site ou na junta militar.

Caso você seja chamado para prestar, será necessário comparecer ao serviço durante toda a duração, sendo uma infração às leis militares não comparecer.

Caso o alistado seja liberado do serviço militar obrigatório, também é necessário comparecer à junta militar novamente, mas para realizar a liberação do seu certificado de reservista, o que significa que você conseguiu “fugir” do serviço militar obrigatório.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content