Alistamento Militar Brasília 2020 – Online Acompanhar, situação e feminino

O serviço militar no Brasil é uma das carreiras que muitos jovens querem seguir, independente se estamos falando da marinha, da aeronáutica ou do exército. Mesmo que você não queira, se for jovem que vai fazer 18 anos no ano de 2020, será necessário se alistar, visto que é obrigatório pelas leis brasileiras.

Está em dúvidas sobre como funciona o processo de alistamento, quais são os documentos pré requisitados, o que acontece caso não realize seu cadastro e muito mais, veja tudo aqui no site do Alistamento Militar 2020.

Como funciona o processo de alistamento?

O jovem que precisa se alistar no ano de 2020 tem o período de alistamento desde o primeiro dia útil do mês de janeiro até o último dia útil de junho, portanto, fique atento a este prazo. O procedimento é feito por meio do site https://www.alistamento.eb.mil.br/, ou comparecendo até a Junta de Serviço Militar da cidade de Brasília ou distrito perto da sua casa. O alistamento militar é obrigatório para jovens a partir dos dezoito anos.

Quando acessar o site do Alistamento Militar, basta preencher o formulário que está ali disponível, dessa maneira, poderá realizar a inscrição de uma forma muito mais rápida, simples e sem maiores problemas. Veja abaixo como funciona o procedimento:

  1. Acesse o site oficial do Alistamento;
  2. Depois disso, selecione a opção “Quero me alistar”;
    Alistamento Militar Brasília 2020 - Online Acompanhar, situação e feminino
  3. Agora você vai precisar escolher entre as opções ali disponíveis que melhor se encaixam no seu perfil;
    Alistamento Militar Brasília 2020 - Online Acompanhar, situação e feminino
  4. Por fim, preencha seus dados pessoais como CPF, data de nascimento e nome da mãe, pronto, você estará cadastrado para o alistamento.
    Alistamento Militar Brasília 2020 - Online Acompanhar, situação e feminino

Caso já tenha feito o cadastro dos seus dados e queira apenas consultar como está sua situação, basta escolher a opção do começo de “Já me Alistei” e então, preencher os dados que ali são requisitados.

Alistamento Militar Brasília 2020 - Online Acompanhar, situação e feminino

Se for até a junta comercial realizar o seu cadastro, você vai precisar levar os seguintes documentos em mãos:

  • Certidão de nascimento;
  • Documento de brasileiro naturalizado por opção;
  • Comprovante de residência ou declaração assinada;
  • Documento oficial com foto – seja o seu RG, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou documento púbico que possa ser usado para sua identificação.

Caso tenha algum problema que necessite de assistência médica poderá trazer um atestado, mas mesmo assim poderá passar por uma avaliação de um medico militar antes de ser dispensado.

Como funciona a seleção geral?

O período da seleção geral acontece entre o período de fevereiro até novembro, onde os jovens que participam são aqueles que se alistaram no início do ano ou aqueles que estão em débito com o serviço militar. Não comparecer as organizações militares depois de incorporado constitui crime militar.

Nos  dias atuais e com melhores salários e planos de carreira, o soldado do exército vê mais oportunidades em seu tempo como militar, podendo chegar a ser terceiro sargento ou caso entre como aluno do NPOR pode chegar a ser capitão do exército. Com o aumento de jovens querendo ingressar nas fileiras do exército, ficou muito mais fácil para aqueles que querem não servir principalmente pelo excesso de contingente.

O processo de seleção utilizado é feito de maneira mais simples e fácil, sendo que os recrutas são escolhidos por alguns critérios principais. O primeiro é a combinação da força física com a capacidade de analisar situações. Já a segunda avaliação é da representação de algumas classes sociais e regiões do país, levando em conta alguns aspectos cultuais, psicológicos e morais.

Veja também como se alistar em outros estados brasileiros:

O que acontece se eu não me alistar?

Existem alguns problemas que podem acontecer com o jovem que não realizar o alistamento dentro da data prevista ou não realizar a prestação de serviço depois de incorporado. Alguns deles são de estar em débito monetário com o serviço militar, além de que não poderá:

  • Tirar passaporte ou realizar sua renovação;
  • Ter emprego como funcionário, empregado ou estar associado em uma instituição, empresa ou associação oficial, que foi oficializado ou subvencionada;
  • Assinar um contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou dos municípios;
  • Prestar um exame ou se matricular em qualquer tipo de instituição de ensino;
  • Tirar carteira profissional, ter um registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer tipo de função ou licença na indústria ou profissão;
  • Se inscrever em concursos para provimento de cargo público;
  • Executar qualquer título, independente da categoria ou maneira de pagamento, qualquer função da rede pública ou cargo público, eletivo ou por meio de nomeação;
  • Receber qualquer tipo de prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, de territórios ou dos municípios.

Dispensa do exército: como posso conseguir?

Há quem diga que existem algumas maneiras de ser dispensado do exército, porém, tudo isso depende de vários fatores, dos militares que estão te avaliando e de todas as questões que permeiam a sua inscrição.

Porém, os motivos mais comuns são:

  • Quando há muitas inscrições: se existem mais pessoas interessadas em servir ao exército do que o número necessário, é comum que ocorram várias dispensas logo na primeira fase;
  • Único provedor da família: se você é o único que fornece sustento para seu lar, é necessário levar alguns documentos que comprovem essa situação, dessa maneira, há grandes chances de que você seja dispensado do exército;
  • Problemas de saúde: físicos, mentais ou crônicos, é comum que esses inscritos sejam liberados logo na primeira fase;
  • Estudantes: se você tem uma vaga garantida em uma instituição de ensino ou possui pretensões de seguir uma outra carreira, há chances de que seja dispensado logo de primeira, porém, nada comprovado.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content