Alistamento Militar Aracaju 2020: Online Acompanhar, situação e feminino

Todos os jovens do sexo masculino  que completam 18 anos no ano de 2020 e residem em Aracajú devem ficar atentos para não perder o alistamento militar obrigatório.

É fundamental fazer a inscrição, caso contrário, o cidadão terá problemas para estudar, obter os documentos pessoais, prestar concurso público, receber qualquer prêmio ou bolsa dados por órgãos públicos, obter empréstimos bancários, abrir empresa, tirar carteira de trabalho e outros.

Como fazer o alistamento militar Aracaju 2020?

Há tempos atrás, os jovens tinham que se dirigir a uma unidade militar próxima da sua casa para fazer o alistamento. Hoje em dia, o procedimento ficou mais fácil e tudo pode ser realizado pela internet. Confira:

  1. Acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  2. Clique em ” Quero me alistar”;
  3. A seguir, vão aparecer algumas opções como: Arrimo, Exterior, Convicção ideológica, Nome social, Problema de saúde. Escolha aquele que se adéqua a você, caso não tiver nenhuma dessas condições, selecione “Alistamento militar”;
  4. Nessa opção, é necessário preencher um formulário, a princípio, pede CPF, data de nascimento e nome da mãe. Depois, clique em ” login” e prossiga com o cadastro.

Depois de se inscrever, a sua ficha vai ser avaliada por uma unidade militar, os jovens são convidados para comparecer com os documentos diante do responsável.

O alistamento militar acontece todos os anos nos meses de Janeiro a Junho.

Quais os documentos devo apresentar no alistamento militar Aracaju 2020?

Na maioria dos casos, os homens são dispensados por excesso de contingência automaticamente, pois anualmente são recebidos muitos  alistamentos e eles superam o número de vagas oferecidas.

De qualquer forma, toda a resolução tomada é informada pela unidade militar, pois o documento de dispensa é enviado por e-mail, onde o jovem deve guardar por toda  a vida.

Quando chamado na unidade militar, é necessário levar os seguintes documentos:

 

  • CPF e RG cópias e originais;
  • 2 fotos 3 X 4 recentes;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Jovens indígenas precisam apresentar comprovante de emancipação;
  • Certidão de naturalização (caso for estrangeiro).

Além da dispensa por excesso de contingência, os jovens também pode ser dispensado do serviço militar quando são:

  • Arrimos: Responsáveis pelo sustento da família, nesse caso, ele também precisa apresentar documentos que comprovem isso como: Certidão de casamento e também do nascimento de um filho, contracheque e outros;
  • Estudantes de medicina e teologia: Precisam comprovar que já ingressaram na faculdade apresentando documentos, de tempos em tempos precisam procurar uma unidade militar para mostrar que ainda estão estudando. Somente depois de formados é que podem ser requeridos no serviço militar dentro de suas funções ou dispensados;
  • Problemas de saúde: Portadores de doenças crônicas, neurológicas e alguma deficiência geralmente são dispensados mediante apresentação de laudo médico.

Como funciona o alistamento militar Aracaju 2020 para as mulheres?

Ao contrário dos homens, as mulheres não tem nenhuma obrigatoriedade de servir. No entanto, algumas sonham em poder contribuir com o País de alguma forma.

Para entrar no serviço militar, as mulheres precisam prestar concurso público, com relação a idade, vai depender da sua formação, uma vez que elas não entram para linha de combate, mas sim para exercer outras ocupações que vão desde: psicólogas, enfermeiras, médicas, fisioterapeutas, técnicas de informática e outras.

No entanto, nos tempos de hoje, elas também podem alcançar patentes elevadas na carreira militar como: Tenente coronel, major e capitã.

A participação das mulheres nas forças armadas ainda é pequena, um pouco mais de 22 mil mulheres seguem a carreira militar, sendo que  a maioria optou pela força aérea.

As mulheres interessadas em ingressar em um das forças armadas, devem procurar as escolas militares para preparo e prestação de concurso, são elas:

Também é possível ingressar no serviço militar temporário, nesse caso, a atuação da mulher é por tempo determinado que pode ser de 12 meses prorrogáveis conforme o interesse de ambas as partes.

Toda informação à respeito da mulher nas forças armadas é obtida na escolas mencionadas acima.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content