Alistamento Militar 2021 RJ: Como fazer, Documentos, Datas, Situação

Se você mora no Rio de Janeiro e vai atingir a maioridade em 2021, é bem ficar de olho no Alistamento Militar 2021 RJ. O processo, além de obrigatório, também pode ser feito pela internet.

Além disso, é importante fazer o seu alistamento militar com antecedência. Isso porque, caso não faça seu alistamento dentro do período estabelecido, você pode sofreu algumas sanções e ainda pegar uma multa.

Sendo assim, se você vai completar 18 e anos, e ainda não sabe como fazer, não se preocupe. Aqui, fornecemos as principais informações sobre o Alistamento Militar 2021 RJ para lhe ajudar a fazer sua inscrição. Confira.

Como fazer Alistamento Militar 2021 RJ?

Em resumo, existem duas formas de fazer o Alistamento Militar 2021 RJ: você pode fazer a inscrição pela internet, ou comparecer na junta militar mais próximo.

  1. Caso opte por realizar seu alistamento pela internet, é preciso acessar o site oficial de Alistamento do Exército e selecionar a opção “Quero me Alistar”.Como fazer Alistamento Militar 2021 RJ?
  2. Em seguida, é necessário indicar a opção na qual você se encaixar e seguir para o preenchimento das informações exigidas.Como fazer Alistamento Militar 2021 RJ?
  3. Para terminar o cadastro, é necessário indicar dados como CPF, data de nascimento e o nome completo da mãe.Como fazer Alistamento Militar 2021 RJ?
  4. Logo depois preencher os dados solicitados, basta finalizar todo o procedimento e esperar pela confirmação do seu alistamento.

Por outro lado, caso não consiga realizar o alistamento militar pela internet, será preciso fazer o procedimento diretamente em uma junta militar.

Caso opte por realizar o seu Alistamento Militar RJ em uma das juntas militares da sua região, basta comparecer com os documentos solicitados em mão ao endereço mais próximo de você.

Documentos para Alistamento

Alistamento militar brasileiro

Apesar de muitas pessoas realizarem o Alistamento Militar 2021 RJ online, muitos não tem acesso a internet para fazer o procedimento.

Para isso, você deve comparar em uma das Juntas Militares do Rio de Janeiro com os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento,
  • Certidão de brasileiro naturalizado, caso seja,
  • Comprovante de endereço ou declaração assinada,
  • Documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, passaporte, entre outros, desde que esteja atualizado).

O procedimento para o alistamento militar feminino não é muito diferente, basta ter alguns documentos também e se dirigir até a sede mais próxima do exército de você.

Data Alistamento Militar RJ 2021

Data Alistamento Militar RJ 2021

Em resumo, o alistamento militar 2021 acontece por uma período relativamente longo. Isso é feito para que todos os jovens tenham a oportunidade de realizar o processo obrigatório.

Dessa forma, o período de alistamento se estende entre os meses de janeiro a até o final de junho de 2021. Caso você já tenha completado 18 anos, ou ainda irá completar ao longo desse ano, é preciso fazer seu alistamento.

Sendo assim, procure fazer a inscrição o quanto antes para não perder o prazo do alistamento. Caso isso aconteça, você pode ter alguns problemas no futuro.

Perdeu o prazo?

Alistamento militar brasileiro

Apesar de muitos fazerem o alistamento com antecedência, outros tantos deixam para última hora, e acabam perdeu o prazo.

Com isso, é preciso comparecer diretamente na Junta Militar da sua região com os documentos que listamos acima e fazer um novo alistamento.

Porém, será preciso pagar uma multa estabelecida pelo serviço militar.

Se mesmo assim você não fizer seu alistamento, pode ser impedido de continuar seus estudos e até mesmo sofrer consequências em seu trabalho.

Situação Alistamento Militar 2021 RJ

Situação Alistamento Militar 2021 RJ

Logo após realizar seu Alistamento Militar 2021 RJ, o próximo passo é acompanhar as atualizações do procedimento. Seja online ou presencial, você pode acompanhar seu alistamento pela internet.

Assim, para poder acompanhar sua inscrição, basta consultar o site oficial onde você realizou o alistamento. Lá, as informações relativas ao seu alistamento são atualizadas para que você saiba se deverá comparecer às Forças Armadas, para servir pelo período estabelecido, ou se foi dispensado do serviço militar.

Entendeu como funciona o Alistamento Militar 2021 RJ? É fácil, não é?

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content