Todos os anos milhares de jovens devem se alistar nas forças armadas brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica), uma vez que o alistamento militar no país é obrigatório.
Se você mora em Manaus, fique de olho nas datas do alistamento militar 2021. Neste texto falaremos sobre os locais de alistamento, datas, documentos necessários e demais informações para que você não tenha dúvidas.
O alistamento é obrigatório e anual para todo brasileiro do sexo masculino, sempre no ano em que completar 18 anos de idade.
As mulheres brasileiras estão isentas do serviço militar obrigatório, na forma prevista pela Constituição. No entanto, podem servir, voluntariamente, como militares de carreira ou temporárias – veja aqui como funciona o procedimento.
Caso tenha interesse, consulte os sites oficiais das Forças Armadas Brasileiras.
O alistamento militar é uma oportunidade de servir ao país.
Além disso, quem não se alistar pode ser punido com multa, cujo valor pode variar conforme o tempo decorrido até que se apresente a uma junta militar para regularizar a situação.
Ainda, sem o Certificado de Dispensa, o jovem fica impossibilitado de tirar passaporte, ser empossado em cargo público, entre outras sanções.
Portanto, fique atento aos prazos para se alistar dentro do prazo e não ter problemas.
Existem duas formas de se alistar nas Forças Armadas Brasileiras: o alistamento online e o alistamento presencial, feito diretamente na Junta Militar de Manaus.
O prazo de alistamento vai do primeiro dia útil do mês de janeiro até o último dia útil de junho de 2021.
Para se alistar online, basta acessar o site do Alistamento Militar e seguir a orientações. O procedimento acontece da seguinte forma:
Para fazer seu alistamento presencialmente, compareça à Junta do Serviço Militar de Manaus com os seguintes documentos:
Uma vez efetuado o cadastro, é preciso acompanhar sua situação através do site. Para isso, acesse o site do exército e clique na opção “Já me Alistei”.
Na tela seguinte, forneça CPF, data de nascimento e nome da mãe.
Você pode ser dispensado (por excesso de contingente ou por ser morador de município não obrigado a colaborar com o Serviço Militar Inicial) ou convocado para a seleção geral.
Em caso de convocação, a seleção vai de fevereiro a novembro, e a data em que você deverá se apresentar estará disponível no site.
Além dos casos de excesso de contingente, existem outras situações na qual é possível pedir dispensa do exército. São elas:
Os estudantes universitários que estiverem cursando as faculdades de Medicina, Farmácia, Odontologia e Medicina Veterinária também podem pedir adiamento de incorporação até o término do curso, desde que estejam alistados e peçam o adiamento dentro do prazo, ou seja, de 02 de janeiro a 30 de abril do ano de alistamento.
É bom esclarecer que, mesmo em casos de dispensa, é obrigatória a participação na cerimônia de Juramento à Bandeira e a retirada do Certificado de Dispensa de Incorporação.
Deixe seu Comentário