Alistamento Militar 2021 Curitiba: Inscrição, Documentos, Datas e Situação

Os jovens do sexo masculino que nasceram em 2003 devem fazer o Alistamento Militar 2021 Curitiba. Essa é uma medida obrigatória em todos os estados brasileiros e aqueles que não o fizerem vão sofrer penalidades.

É a junta militar de cada região que recebe as inscrições e faz a seleção dos candidatos. O órgão do governo é gerenciado por altos comandantes das forças armadas no Brasil.

Como fazer Alistamento Militar 2021 Curitiba?

Antes da internet, o único meio dos jovens se inscreverem era comparecendo pessoalmente na junta militar mais próxima da sua casa. No entanto, com a evolução da tecnologia, eles têm a opção de fazer isso online.

Basta fazer o seguinte procedimento:

  1. Acesse o site oficial,
  2. Clique em “Quero me alistar”.alistamento-militar
  3. Vai abrir uma tela onde o jovem precisa selecionar uma das opções que mais condiz com sua vida: Arrimo de família, Moro no Exterior, Nome social, Problema de saúde e Alistamento Militar.
    alistamento militar como fazer
  4. Ou seja, é essencial em qual dessas opções você se encaixa, para então, preencher o formulário.

Arrimo de família é quando o jovem é o único provedor do sustento de sua família. Para isso, é preciso comprovar através de certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos ou outros documentos que serão solicitados durante o cadastro.

No caso de jovens que moram fora do Brasil, é necessário comparecer no consulado do País onde reside e apresentar comprovante de residência, documentos de identificação e certidão de nascimento para então, obter mais informações dos procedimentos a seguir.

Quem deseja usar o nome social deve preencher um formulário de requerimento e apresentar documentos como: comprovante de residência, foto 3 x 4 e certidão de nascimento.

Portadores de problemas de saúde precisam apresentar a declaração de incapacidade fornecida por um médico devidamente identificado com nome, carimbo e CRM (o modelo de atestado está no site da inscrição).

Aqueles que não se encaixam em nenhum desses requisitos, devem preencher o formulário de Alistamento Militar 2021 Curitiba e aguardar convocação para comparecimento na junta militar.

Documentos necessários

Documentos necessários para alistamento militar

Depois de preencher o formulário no site do alistamento militar, os responsáveis farão uma análise dos perfis dos jovens. Caso a unidade estiver precisando de contingente, vai chamar os escolhidos para se apresentarem na junta.

Geralmente, são avaliados vários aspectos para selecionar os jovens, entre eles: porte físico, condições de saúde e também, posição geográfica. Existem unidades da Junta Militar que precisam preencher o quadro de soldados, enquanto que outras, nem tanto.

Os candidatos selecionados, devem levar os seguintes documentos consigo:

  • Certidão de nascimento,
  • Comprovante de residência atualizado,
  • Foto 3 x 4.

Como no Brasil não há guerra, boa parte dos jovens são dispensados por excesso de contingência ou por outros motivos. Entretanto, eles também são chamados na junta militar para retirar o certificado de reservista, um documento importante que o jovem terá que carregar durante a vida.

O certificado de reservista é solicitado para emitir passaportes, RG, CPF, abrir contas bancárias, abrir empresa, trabalhar, se matricular em escolas, universidades e outros.

Datas para alistamento

Datas para alistamento militar

O alistamento militar 2021 Curitiba começa no dia 2 de janeiro e vai até 30 de junho do mesmo ano.

Dentro desse período as juntas militares vão recebendo os cadastros e analisando.

Os jovens vão sendo chamados nas unidades para o processo de seleção e convocação conforme demanda até novembro de 2021.

Situação Alistamento Militar 2021 Curitiba

A boa notícia é que os jovens podem aguardar em casa durante todo o processo de alistamento, as juntas vão chamando gradualmente, isso pode ser acompanhado pelo próprio site. Confira!

  1. Acesse novamente o site oficial,
  2. Clicar em “Já me alistei”.
    alistamento militar online 2021
  3. Digite CPF, data de nascimento e nome da mãe.
    Situação Alistamento Militar 2021 Curitiba
  4. Na seguinte tela, vai aparecer todas as informações referentes ao seu cadastro.
    Situação Alistamento Militar 2021 Curitiba

Os jovens que serão convocados vão receber um treinamento nos quartéis da marinha, exército e aeronáutica. Para ficarem disponíveis para essa missão, eles recebem um valor mensal pago pelo governo.

Todavia, existem aqueles que são dispensados. Nesse caso, basta retirar o documento de reservista e seguir com a vida normalmente.

O importante é não deixar de fazer o alistamento na data prevista, caso contrário, o jovem é impedido de realizar coisas simples como: matrículas em escolas, trabalhar, tirar passaporte e outros.

Ser um oficial do Exército, Marinha ou Aeronáutica pode ser um período de muito aprendizado para o jovem, pois durante o treinamento ele aprende disciplina, noções de sobrevivência e outros ofícios importantes, inclusive alguns seguem uma carreira bem sucedida.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Além da profissão, é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content