Como se Alistar na Marinha 2021? Todas as Informações

Todos os anos o Brasil se programa para o alistamento militar, processo obrigatório para todos os jovens que completam 18 anos.

Existem aqueles que se interessam pelo Exército logo de primeira, mas muitos partem para a Aeronáutica e Marinha. É exatamente desta última que falaremos, afinal o poder naval é bastante interessante e contribui imensamente para a defesa do país.

Veja todas as informações sobre como se alistar na Marinha 2021, com seus requisitos, como fazer a inscrição e o que for relevante sobre o assunto!

Como funciona o alistamento na Marinha 2021?

alistamento na marinha 2021

O alistamento na Marinha pode proporcionar ao jovem uma identificação com sua vocação ou mesmo fazer com que ele adquira novas experiências.

Existem dois caminhos básicos para entrar na Marinha: o tradicional e conhecido alistamento militar e a opção de militar de carreira.

O alistamento militar, como você já deve saber, é indicado apenas para jovens que completaram 18 anos, sendo os mesmos obrigados a se inscrever no serviço militar conforme as leis do Brasil.

O processo seletivo do alistamento militar segue normas do Ministério da Defesa, por isso os jovens são designados para servir uma das Forças Armadas.

alistamento marinha

Para quem tem interesse direto em compor o efetivo da Marinha do Brasil, a ideia é prestar concurso público, obter aprovação e seguir para um curso de formação.

Por sorte, existem outras oportunidades para quem possui nível fundamental e também para concluintes do ensino médio e superior. Um exemplo é a Escola de Aprendiz de Marinheiro.

Como fazer o alistamento militar?

O alistamento militar é feito principalmente pela internet, no site oficial do processo. Quem não possui internet em casa pode se dirigir até a junta militar mais próxima da residência para realizar a inscrição.

Siga os passos abaixo para fazer o alistamento militar:

  1. Acesse o site oficial,
  2. Na página inicial, clique em “Quero me alistar”.Como fazer o alistamento militar?
  3. A seguir, selecione sua categoria como pessoa (caso você note que se encaixe em alguma dessas opções). Caso contrário, clique em “Alistamento militar”.Como fazer o alistamento militar?
  4. A seguir, você precisa digitar seu CPF, data de nascimento e nome da mãe.Como fazer o alistamento militar?

Dê prosseguimento à inscrição para finalizar seu alistamento militar.

O período para se alistar vai do primeiro dia útil de janeiro de 2021 até o último dia útil de junho do mesmo ano.

É fundamental que você entenda que o serviço militar dura um ano, sendo que os primeiros três meses são direcionados à formação básica, enquanto os outros meses restantes são direcionados às funções específicas de cada Força Armada.

Documentos para se alistar

Documentos para se alistar

Quando não se tem internet disponível ou mesmo por falta de CPF, o jovem que necessita se alistar deve ir até a Junta Militar com alguns documentos.

São eles:

  • Certidão de nascimento,
  • Prova de naturalização ou certidão do termo de opção de naturalização, se for este o seu caso,
  • Comprovante de residência ou declaração assinada,
  • Documento oficial com fotografia.

Caso você perca o prazo de alistamento, você deve ir até a Junta Militar com estes documentos e pagar uma pequena multa para realizar sua inscrição.

Claro que além da multa, se você não se alistar dentro do prazo estipulado outras consequências surgem, afinal você está em débito com o Serviço Militar.

Nessa situação, você não será capaz de, por exemplo:

  • Obter ou renovar o passaporte,
  • Obter carteira profissional,
  • Exercer cargo público, efetivo ou de nomeação,
  • Se inscrever em concursos para provimento de cargo público,
  • Prestar exame ou se matricular em estabelecimentos de ensino.

O alistamento não pode ser adiado, no entanto depois do alistamento existem condições que podem permitir o adiamento de incorporação, como no caso de estar cursando faculdade de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária.

Me alistei. E agora?

Agora, você pode consultar novamente o site oficial do alistamento militar para conferir se ocorreu dispensa ou você já foi encaminhado para a seleção para servir a Marinha ou alguma das outras duas Forças Armadas.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content